Ubatuba comemora Dia do Meio Ambiente

A Praça Treze de Maio foi o ponto de encontro de estudantes, crianças, jovens e adultos  que apreciaram os estandes e as apresentações da programação do Dia do Meio Ambiente em Ubatuba durante esta segunda-feira, 5.

O evento é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a organização não-governamental Amigos da Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU).

Várias instituições participaram com exposição, como a Flor do Oceano (projeto de educação que pretende conscientizar a importância de cuidar do meio ambiente),  o Grupo de Artesãos, a associação Ubatuba Birds, e a Coco&Cia – Associação de Reciclagem do Coco Verde e de Catadores de Materiais Recicláveis.

O prefeito Délcio José Sato parabenizou toda a secretaria de Meio Ambiente e as entidades parceiras, destacando que iniciativas como esta fazem parte da “nova cara” de Ubatuba.

“É muito importante promover um evento que trata desta questão ambiental, pois o município tem 80% de Mata Atlântica, principalmente, envolvendo as crianças. Temos que pensar no desenvolvimento da cidade, mas levando em conta a questão ambiental, preservando o que temos de mais precioso, que são nossas praias e cachoeiras”, frisou Sato.

“Planeta Inseto”

Um dos pontos altos do evento foi a exposição “Planeta Inseto”, organizada pelo Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Karina Medeiros é estudante do curso de guia de turismo e atuou na monitoria dos estudantes e grupos pelo circuito das tendas. “É a primeira vez que atuo em um evento como esse e acho muito bacana, pois é parte da conscientização sobre o Meio Ambiente, que é muito presente na cidade”, comemorou.

Karina acompanhou um grupo de 19 alunos do quarto ano da Escola Municipal Virgínia Melle da Silva Lefèvre.

Maria Luiza Moralles é aluna do quinto ano da Escola Municipal Profª Olga Ribas de Andrade Gil classificou a exposição como bem interessante. Ela estava ansiosa na expectativa de tocar o bicho pau. “Gosto muito de coisas ligadas ao meio ambiente. Meus pais são guias de turismo e temos uma ONG pela qual acampamos e fazemos trilhas”, compartilhou a aluna.

O colega de turma de Maria Luiza, Gabriel Souza, havia acabado de ter a experiência tátil com o inseto e disse que sentiu cócegas nas mãos. “Não fiquei com medo, pois eu já cheguei a tocar uma cobra”, afirmou.

Passeata

A Escola Municipal de Educação Infantil Idalina Graça realizou, em seu 12º ano, a tradicional passeata de conscientização sobre a data. A diretora Patrícia Haddad Martinez enfatizou que o objetivo principal da ação é chamar a atenção da população nesta data. “O mais importante é que todas as pessoas, não só os alunos, lembrem disso todos os dias”, reforçou.

Esse é o primeiro ano que a passeata terminou na Praça Treze de Maio devido à parceria estabelecida com a Secretaria de Meio Ambiente. A diretora ainda destacou, ainda, o projeto de coleta seletiva e de compostagem por meio do lixo orgânico desenvolvido na unidade.

dia do meio ambiente (7) dia do meio ambiente (8)