Ação de limpeza marcou o domingo na Região Norte de Ubatuba

Mais de 100 quilos de lixo foram retirados das praias da Vila, na Picinguaba, no último domingo, 4. A ação fez parte do evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, promovido pela Associação dos Moradores da Picinguaba (AMBP). A ação também foi realizada na Ilha das Couves, onde foram retirados 27,5 quilos de lixo. Moradores, guias de turismo e membros da Associação Coaquira, fizeram abordagens a moradores e turistas, ocasião em que entregaram sacolas de lixo confeccionadas pela secretaria municipal de Turismo, Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba.

Logo após a limpeza, os participantes colocaram uma placa em frente à escola, explicando o tempo que cada tipo de lixo leva para se decompor na natureza. A ideia é que a placa sirva como um meio de educação ambiental às crianças, moradores e turistas que visitam a comunidade.

No fim da tarde, a PROFAUNA apresentou uma peça de teatro de fantoches “Lugar de Bicho é no Mato”, que aborda o combate à caça e ao tráfico de animais silvestres. “Muito gratificante ver a comunidade unida em benefício de suas riquezas naturais e pensando em sua qualidade de vida e, para nós, foi um prazer em validar a proposta que nasceu dos moradores da Vila da Picinguaba”, comenta o diretor da secretaria municipal de Turismo, Marcos Roberto dos Santos.

Participantes

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio secretaria municipal  de Turismo,  parceria da ONG Amigos na Preservação e Proteção a Ubatuba (APPRU), Proteção Ambiental e Monitoramento Ambiental de Ubatuba (PROFAUNA), Associação dos Barqueiros e Pescadores da Comunidade Tradicional de Picinguaba – ABPP , Associação Coaquira de Guias de Turismo, Monitores e Condutores de Ubatuba, Vivências Consultoria e Deck da Villa.

Ação na Picinguaba (2)