
Três embarcações pesqueiras de Ubatuba participarão dos testes do equipamento conhecido como TED – dispositivo de escape de tartarugas – que iniciam na próxima segunda-feira, 22 de julho. O objetivo é analisar a real necessidade de uso do equipamento, exigido por lei desde a década de 90 na pesca de arrasto do camarão em embarcações com mais de 11 metros de comprimento.
A iniciativa integra o projeto conhecido como REBYC, de redução do impacto ambiental do arrasto de camarão, desenvolvido nas Américas pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO)/ONU.
Em cada embarcação que participará do teste, serão feitos 30 arrastos de curta duração, aproximadamente 2 horas, sendo utilizada uma rede com o TED e outra sem o equipamento. O equipamento será trazido junto com a equipe da pesquisadora Derien V. Duarte, do CEPSUL-ICMBio, e as despesas com itens como combustível, gelo e rancho (alimentação) serão custeadas pelo projeto REBYC e será montado na segunda-feira.
A pesquisadora sairá embarcada para realizar o primeiro arrasto na terça-feira, 23, e orientará quanto à metodologia adotada para o experimento. Os demais arrastos serão feitos pela equipe em Ubatuba usando a mesma metodologia, que será replicada nos testes em todos os outros arrastos a serem feitos nos dias seguintes e nas próximas semanas.
Uma reunião de planejamento e preparação do início dos testes foi feita no início de julho, reuniram-se na secretaria de Pesca e Agricultura, o Chefe de Seção de Fomento à Pesca e Maricultura, Antônio Epifânio de Oliveira Neto, o pesquisador do Instituto de Pesca, Venâncio Guedes de Azevedo, e os pescadores e proprietários de embarcações de arrasto de camarão sujeitos ao uso do TED – Dispositivo de Escape de Tartarugas, Adilson Manoel Barbosa e Jean Pierre Patural Jr., para planejarem o início dos testes com o equipamento no município. Os mesmos testes serão feitos em outras três cidades além de Ubatuba: Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Pirambu (SE).