Poder Executivo Municipal

Centro de Controle de Zoonoses define protocolo para visitação

Centro de Controle de Zoonoses define protocolo para visitação

A Vigilância em Saúde de Ubatuba comunica que foram padronizados os procedimentos de acesso e circulação de pessoas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A partir de 22 de julho, um requerimento de autorização de acesso deverá ser preenchido no expediente da Vigilância em Saúde, localizada na rua Cunhambebe, 521 – Centro. Esta autorização será aprovada num prazo de até 3 dias úteis.

Após a aprovação, o documento de autorização deve ser apresentado aos funcionários do CCZ junto com um documento com foto. O horário de atendimento do CCZ para o público será no período das 9h às 12h..

A medida visa organizar as visitas já que nesse espaço são atendidos animais com doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, além de ser um local afastado, com risco de acidentes com animais peçonhentos.

Atribuições do CCZ

A Vigilância em Saúde lembra que o CCZ não pode ser confundido com um abrigo de animais. Suas atribuições são definidas pela portaria do Ministério da Saúde nº 1.138 de 23 de maio de 2014, que define as ações e os serviços de saúde voltados para a vigilância, prevenção e controle de zoonoses e acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, considerados de relevância para a saúde pública. Isso inclui, por exemplo, acidentes com ofídios e escorpiões. As zoonoses são doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, como a raiva, leishmanioses, dengue e malária, por exemplo.

 

Funcionario
/* * VLibras */