Auxílio moradia começa a ser pago pela prefeitura aos ocupantes do Morro do Fórum

Um total de 214 pessoas do Morro do Fórum continuam abrigadas pela Prefeitura de Ubatuba no ginásio de esporte Tubão. Na tarde desta quarta-feira (29), 10 famílias já começaram a receber o auxílio moradia no valor de R$ 1.320,00 cada, pago com recursos próprios do município, e que conforme acordado já estão se preparando para deixar o local.

Enquanto aguardam o processo do auxílio moradia, cerca de 90 famílias permanecem acolhidas pela prefeitura. O grupo tem recebido alimentação integral, com café da manhã, lanche, almoço, café da tarde e janta. Também é oferecido recreação com brinquedos educativos para as crianças e atendimento com assistentes sociais, psicólogos e profissionais da saúde.

De acordo com a Secretaria de Assistencial Social ainda não é possível estipular o tempo que as pessoas poderão permanecer no ginásio, visto que é necessário aguardar a finalização da avaliação social das famílias, conforme requisitos legais.

Proteção do Bem Estar Animal

A equipe de Proteção do Bem Estar Animal continua dando suporte à operação de desocupação do Morro do Fórum. Além de contribuir com o transporte dos animais para endereços definidos pelos ocupantes, o grupo até o momento também já acolheu sete cães e seis gatos. Uma cadela prenha foi resgatada e ficará sob os cuidados da equipe do CRA até ter os filhotes e todos os animais assistidos serão castrados, microchipados e receberão a vacina antirrábica. Os profissionais da Proteção do Bem Estar Animal também estão monitorando os animais que seguem acompanhando os seus donos no Tubão.

Doações

A Prefeitura de Ubatuba ressalta que tem suprido todas as necessidades mínimas das famílias abrigadas no Tubão, oferecendo colchões, medicamentos, leite e fraldas para as crianças. Na internet tem surgido diversos pedidos de doações, mas não há registros de solicitações oficiais. Até o momento, nenhum item de primeira necessidade está em falta.

Ação no morro

O trabalho de demolição das construções irregulares continua sendo realizado pela Secretaria de Infraestrutura, com apoio da Defesa Civil e segurança realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Se as condições meteorológicas continuarem adequadas, o trabalho deve ser encerrado nesta sexta-feira, dia 1º.