Conferência Municipal de Cultura será realizada no Teatro

O Teatro Municipal sediará a 8ª Conferência de Cultura de Ubatuba neste sábado (2), das 9h às 17h. A Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba representa uma instância de participação social, promovendo a articulação entre o Governo Municipal e a sociedade civil por meio de organizações culturais e sociais. O intuito é conscientizar artistas, agentes, produtores culturais e demais interessados sobre o Plano Municipal de Cultura. Além disso, será a ocasião para a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba – CMPC.

O CMPC é um órgão colegiado, deliberativo e consultivo integrante do Sistema Municipal de Cultura de Ubatuba. Sua principal função é elaborar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura consolidadas no Plano Municipal de Cultura – PMC.

O Conselho será composto por 22 membros titulares, com direito a voz e voto, acompanhados por um igual número de suplentes. Destes, 9 membros titulares e seus respectivos suplentes representarão cada Fórum Setorial e Territorial da Sociedade Civil.

Os representantes da Sociedade Civil serão eleitos nos seguintes setores:

– Artes Cênicas e Circo

– Dança

– Música

– Artesanato

– Artes Visuais

– Patrimônio Material

– Patrimônio Imaterial

– Cultura Urbana e Cultura Digital

– Literatura

– Comunidades Tradicionais Caiçaras

– Comunidades Tradicionais Indígenas

– Comunidades Tradicionais Quilombolas

– Empresas, Produtores Culturais e de Eventos

A Conferência propõe um debate sobre a cultura, democracia e direito à cultura como elemento fundamental da democracia. Temas como Institucionalização, Participação Social, Identidade, Diversidade Cultural, Economia Criativa, e Artes Digitais são focos centrais. Eixos específicos abordam desde marcos legais até o fortalecimento das cadeias produtivas, buscando promover debates sobre políticas culturais, memória, diversidade, economia e acesso às artes. Cada eixo orienta grupos de discussão com perguntas que visam aprofundar propostas e ações para fortalecer e garantir a continuidade das políticas culturais, ampliar a participação social, preservar a memória e a diversidade, promover a igualdade e a sustentabilidade econômica, além de explorar o potencial das artes digitais na democracia contemporânea.

Durante a conferência, cada participante deverá escolher um dos eixos (de 1 a 6) para participar dos grupos de discussão do tema e propostas relacionadas ao eixo, no dia da Conferência.

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de CulturaEixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade