Poder Executivo Municipal

Testes com dispositivo de escape de tartarugas acontecem em Ubatuba

Testes com dispositivo de escape de tartarugas acontecem em Ubatuba

Três embarcações pesqueiras de Ubatuba participarão dos testes do equipamento conhecido como TED – dispositivo de escape de tartarugas – que iniciam na próxima segunda-feira, 22 de julho. O objetivo é analisar a real necessidade de uso do equipamento, exigido por lei desde a década de 90 na pesca de arrasto do camarão em embarcações com mais de 11 metros de comprimento.

A iniciativa integra o projeto conhecido como REBYC, de redução do impacto ambiental do arrasto de camarão, desenvolvido nas Américas pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO)/ONU.

Em cada embarcação que participará do teste, serão feitos 30 arrastos de curta duração, aproximadamente 2 horas, sendo utilizada uma rede com o TED e outra sem o equipamento. O equipamento será trazido junto com a equipe da pesquisadora Derien V. Duarte, do CEPSUL-ICMBio, e as despesas com itens como combustível, gelo e rancho (alimentação) serão custeadas pelo projeto REBYC e será montado na segunda-feira.

A pesquisadora sairá embarcada para realizar o primeiro arrasto na terça-feira, 23, e orientará quanto à metodologia adotada para o experimento. Os demais arrastos serão feitos pela equipe em Ubatuba usando a mesma metodologia, que será replicada nos testes em todos os outros arrastos a serem feitos nos dias seguintes e nas próximas semanas.

Uma reunião de planejamento e preparação do início dos testes foi feita no início de julho, reuniram-se na secretaria de Pesca e Agricultura, o Chefe de Seção de Fomento à Pesca e Maricultura, Antônio Epifânio de Oliveira Neto, o pesquisador do Instituto de Pesca, Venâncio Guedes de Azevedo, e os pescadores e proprietários de embarcações de arrasto de camarão sujeitos ao uso do TED – Dispositivo de Escape de Tartarugas, Adilson Manoel Barbosa e Jean Pierre Patural Jr., para planejarem o início dos testes com o equipamento no município. Os mesmos testes serão feitos em outras três cidades além de Ubatuba: Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Pirambu (SE).

 

Funcionario
/* * VLibras */