Cerimônia marca entrega da unidade de saúde do Rio Escuro reformada à população

Moradores, lideranças comunitárias, representantes do poder executivo e legislativo, usuários e funcionários da saúde participaram no sábado, 5 de setembro, da cerimônia de entrega da Unidade Básica de Saúde do bairro do Rio Escuro reformada à população. O nome do posto homenageia Maria Eva dos Santos, muito reconhecida na cidade pelo seu trabalho em prol dos mais carentes. O evento contou ainda com a presença da filha de d. Eva – Patrícia – e outros membros da família. Brincadeiras, pipoca, algodão doce e bolo animaram a entrega.

Creuza dos Santos, secretária municipal de Saúde, parabenizou a organização da comunidade e ressaltou a importância que a área de saúde tem na atual gestão. “A legislação federal exige que pelo menos 15% do orçamento municipal seja destinado para a saúde. Em Ubatuba, fomos muito além e investimos mais de 30%”.

O vereador Manuel Marques lembrou que a reforma do posto era uma demanda histórica da Sociedade Amigos do Bairro do Escuro (Sabre), que vem desde 2009.  O presidente da Sabre, Edelson Fernandes Gerônimo, e Luciene Gomes Araújo Alcântara, que também é funcionária do posto prestes a se aposentar, saudaram a reforma. Todos disseram que a batalha ainda continua para que a equipe do posto seja completada com profissional dentista, que já tem consultório pronto e equipado na unidade, além de agentes de saúde.

O prefeito Maurício informou que um processo será aberto em breve para selecionar agentes comunitários de saúde da região. Ele lembrou a recente falência de uma grande empresa de planos de saúde e ressaltou: “Para nós, não existe saída melhor e mais segura que investir no Sistema Único de Saúde, que é pra todos, faz com que tenhamos possibilidade de ter assistência médica em toda a cidade, para qualquer pessoa, no Rio Escuro, no Sesmarias, na Vila Santana, na Marafunda ou no quilombo do Cambury”.

A participação da comunidade como co-responsável pela segurança e pela manutenção dos equipamentos públicos junto com a Prefeitura e a equipe de funcionários que trabalha no posto foi outro ponto enfatizado pelo prefeito: “Os recursos para fazer esta reforma vieram do governo federal  e municipal, mas quem pagou foi o povo, com os impostos que são arrecadados e que retornam para a população como serviços públicos. Então isto aqui é como se fosse a nossa casa. Nós agora temos outras unidades a reformar e outros investimentos na saúde a fazer e é importante que vocês do Rio Escuro nos ajudem a conservar esta aqui”.

O atendimento no posto desde esta terça-feira, 8 de setembro, é feito por uma equipe composta por enfermeira e enfermeira chefe, que atendem 40 horas semanais, e um médico, que atende às segundas e terças-feiras, o dia todo, e às quintas-feiras no período da manhã.