Poder Executivo Municipal

Comitê de enfrentamento à Covid-19 discute retomada de atividades e outras ações

Comitê de enfrentamento à Covid-19 discute retomada de atividades e outras ações

O Comitê de Gerenciamento de Crise frente à Covid-19 em Ubatuba se reuniu na manhã da quinta-feira, 4, para analisar os dados da pandemia no município e discutir encaminhamentos em relação à Santa Casa, volta às aulas e continuidade da vacinação.

A Vigilância em Saúde iniciou a reunião apresentando o perfil epidemiológico do município e relatou que o avanço da vacinação resultou em queda mensal no número de pacientes confirmados com a doença. Segundo a Vigilância, houve até o momento apenas dois casos de pessoas que foram a óbito mesmo tendo tomado as duas doses da vacina. A maior parte dos óbitos é de pessoas que não tomaram nenhuma dose ou que tomaram apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A curva de casos leves também é decrescente.

Também foram apresentados os números da cobertura vacinal contra a Covid-19, que já atingiu 76,78% da população elegível, com 12 anos ou mais de idade.

A vacinação continua em primeira e segunda dose para qualquer pessoa com 12 anos ou mais de idade. Também está disponível a dose de reforço (“terceira” dose) para idosos com 60 anos ou mais, pessoas com algum tipo de imunossupressão ou profissionais da saúde e que tenham tomado a segunda dose há seis meses ou mais.

Continuam a ser adotadas ainda as medidas de biossegurança como uso de álcool em gel e máscara. A Vigilância em Saúde aguarda posicionando do governo do Estado para saber como ficarão as regras em relação ao uso de máscaras, bem como sobre possível adoção do passaporte de vacinação para entrada em estabelecimentos.

Modificações no fluxo da Santa Casa

Considerando o cenário de melhora e redução de internações por Covid-19, a Santa Casa apresentou as propostas de alteração de fluxo de recepção, que volta a ser feita no mesmo local para os casos leves e moderados. Também foi dado informe sobre o processo de adoção de prontuário eletrônico, que contribuirá para reduzir a circulação de vírus devido à eliminação do papel. Na reunião também foi informado que a Santa Casa iniciará até o final do mês obras de melhoria e, com isso, a entrada de ambulâncias e veículos para atendimento urgente no Pronto Socorro será realizada pela av. Professor Thomaz Galhardo.

Volta às aulas e vacinação de crianças e adolescentes

Outro tema discutido na reunião foi a situação de volta às aulas presenciais, obrigatórias em todo o Estado desde o dia 3 de novembro para crianças com 4 anos ou mais de idade. Já para a creche (crianças abaixo de 4 anos), o retorno não é obrigatório e a vaga da criança, mesmo sem o retorno neste ano, será mantida em 2022. Foi reforçado que todos os cuidados estão sendo adotados com orientação da Vigilância Sanitária.

Foram discutidas também as estratégias para ampliar a vacinação na faixa etária de 12 a 17 anos. Elas incluem a análise dos certificados de vacinação dos estudantes no momento da matrícula e rematrícula e busca ativa nas escolas, além da organização de ações de vacinação pontual em pontos de grande circulação como o Calçadão do Centro, supermercados e terminais de ônibus.

Foi lembrado que o ensino remoto para crianças com 4 anos ou mais só é permitido em poucas situações, mediante apresentação de laudo médico e assinatura de documento pelos pais ou responsáveis legais da criança.

Vacinação contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 é realizada nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Porém, devido ao alto fluxo nas unidades com a campanha de atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e a vacinação contra a Covid-19, foi acordado que a diretoria de Atenção Básica e a Vigilância em Saúde vão reorganizar os horários de todas as salas de vacinação junto com cada unidade de saúde para ampla divulgação nos canais de comunicação da Prefeitura até 12 de novembro.

/* * VLibras */