
Um levantamento da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba apontou uma série de melhorias no setor desde o início da gestão do prefeito Mauricio.
O número de médicos, por exemplo, dobrou. Saltou de 12 em 2012, para 24 neste ano. Pela primeira vez na história, a cidade conta com um médico em cada posto.
“A chegada do Mais Médicos foi fundamental para o começo da reestruturação do SUS. E basta uma rápida pesquisa entre a população ubatubense para confirmar a satisfação na qualidade do atendimento dos profissionais do programa”, diz o prefeito Mauricio. “E eu posso dizer isso com propriedade pois não tenho plano de saúde e quando preciso de atendimento utilizo o SUS”, afirma o prefeito.
O resultado do esforço é a cobertura de 99% da população pela Rede de Atenção Básica. “Antes da gente assumir, havia um déficit de aproximadamente 30% dos ubatubenses sem atendimento”, conta o prefeito.
Outro destaque é a ampliação dos repasses. A Secretaria de Saúde recebeu em 2012 cerca de R$ 34 milhões. Em 2014, o valor saltou para aproximadamente R$ 46 milhões.
A maior parte foi destinada à Santa Casa, entidade independente que oferece os serviços hospitalar e ambulatorial no município.
“Não podemos esquecer do aumento da oferta de exames laboratoriais de 11 mil para 25 mil por mês e o mutirão da mamografia. Quem ficou um tempão na fila sabe muito bem do que estamos falando”, continua Mauricio.
A frota de veículos para transporte de pacientes e outras funções da pasta também aumentou consideravelmente nos dois últimos anos: de 41 para 52. Em consequência, o número de pacientes transportados por dia subiu de 83 para 98.
Vale evidenciar alguns programas em andamento, parados antes da atual gestão tomar posse: Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atençãoo Básica (PMAQ), Valorização da Atenção Básica (PROVAB), Saúde na Escola, Promoção de Cultura e Paz (COMVIV) e reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
“Como disse em minha página do Facebook, ainda temos muitos problemas no SUS da cidade, que eu e os ubatubenses encontramos em colapso quando assumi, há apenas dois anos e meio. Reafirmo meu comprometimento em melhorar a saúde da nossa população e vou seguir trabalhando incansavelmente para sanar ou minimizar os problemas encontrados”, finaliza o prefeito.
Centro de Especialidades Médicas
Desde março de 2013, foram contratados 12 médicos especialistas para o atendimento municipal: 1 cardiologista, 1 neurologista, 1 otorrinolaringologista, 1 endocrinologista, 1 nefrologista, 1 mastologista, 2 ginecologistas, 1 clínico geral para infectologia e mais 3 psiquiatras para a área de Saúde Mental.
Pela primeira vez na história, a rede municipal conta com um quadro tão completo para o atendimento de especialidades com cerca de 25 profissionais habilitados.
Além disso, é também a primeira vez que os ubatubenses podem contar gratuitamente com médicos especializados em otorrinolaringologia, nefrologia, mastologia e endocrinologia.
Na saúde mental, as contratações permitiram uma realidade diferente no atendimento público. Contando com um psiquiatra pediátrico, a cidade passou a servir de referência para os demais municípios do Litoral Norte.
O prefeito Maurício (PT) comemora a marca e ressalta o esforço e a importância das contratações para a cidade.
“É importante dizer que, pelas diretrizes do SUS, o atendimento de especialidades é uma responsabilidade prioritária do Governo do Estado. No entanto, aqui em Ubatuba eu já sabia que não poderíamos esperar mais pelo Estado e que teríamos de investir recursos do município na contratação de especialistas para melhorar a situação da população”, ressalta o prefeito.