Prefeitura antecipa repasse adicional de R$ 150 mil para Santa Casa no Carnaval

Com o objetivo de assegurar a prestação de serviço de assistência hospitalar de qualidade frente ao expressivo aumento do público durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ubatuba autorizou nesta semana a antecipação do repasse de 150 mil reais para a Santa Casa, referente à parcela de fevereiro de 2016 do Projeto Alta Temporada.

A solicitação foi feita pela Santa Casa para que fosse possível custear o abastecimento de materiais e medicamentos necessários para o bom atendimento da população que busca o hospital durante a temporada.

Creuza dos Santos, secretária municipal de Saúde, destaca que, ao mesmo tempo em que acata o pedido da Santa Casa, a Prefeitura exige que a instituição cumpra os itens previstos no contrato assinado em dezembro passado ou que pelo menos dê início à sua implementação.

“O primeiro deles trata-se da afixação em local visível e também do envio à Secretaria de Saúde da escala de atendimento da equipe médica e de enfermagem por plantão hospitalar, bem como da equipe de atendimento”, explica.

Outro aspecto fundamental do contrato que ainda precisa ser encaminhado pela instituição diz respeito à garantia do direito ao acompanhante durante o acolhimento, o trabalho de parto e o pós-parto na maternidade do hospital, bem como a orientação para que toda equipe técnica rotineiramente incentive e implemente o aleitamento materno.

“É importante que a sociedade também faça essa cobrança da Santa Casa, que é uma entidade filantrópica de direito privado que presta serviços para toda a população e que, por isso, é remunerada com verba pública, de acordo com o contrato estabelecido”, reforça o prefeito Mauricio. “Saúde é uma prioridade da gestão. Nós sabíamos das dificuldades de atendimento da Santa Casa no verão e, por isso, não poupamos recursos próprios da cidade: foram um total de 450 mil reais investidos nessa temporada para que o único hospital da cidade pudesse realizar seu trabalho”.

A implantação de Pesquisa de Satisfação dos Usuários, a divulgação em locais de fácil acesso dos canais de comunicação como o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor e Ouvidoria, entre outros, a adoção de protocolos de Classificação de Risco e Linhas de Cuidado no Pronto Socorro e a disponibilização e realização do atendimento ambulatorial e cirúrgico eletivo – com exames, consultas e pequenas cirurgias – são demais itens previstos no contrato.

Para saber mais sobre o contrato assinado em dezembro, clique em: http://ubatuba.link/mS

——————–

Errata: Na versão original deste artigo, mencionávamos que o repasse se referia à terceira e última parcela do projeto Alta Temporada, informação já corrigida.