Agentes comunitários de saúde recebem tablets e treinamento para uso do E-SUS

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realiza entre os dias 1 e 5 de julho a entrega de 69 tablets a agentes comunitários de saúde (ACS) do município bem como o treinamento no uso do equipamento e do aplicativo E-SUS AB (Atenção Básica) Território.

O município conta atualmente com 152 ACS e a meta é que, até o final do ano, todos os agentes recebam seus equipamentos. Nesta primeira etapa, os ACS das seguintes equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), responsáveis por um total de 6.819 famílias cadastradas, receberão os tablets e a capacitação: Araribá, Estufa II e Estufa II-A, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Carolina, Perequê-Mirim, Tabatinga e Perequê-Açu e Taquaral.

A ação otimizará o trabalho dos ACS, reduzindo a quantidade de papel e o tempo no registro e sistematização de informações da população atendida em visitas domiciliares. O objetivo do E-SUS é a melhoria do acompanhamento da gestão de cuidados dos usuários do Sistema Único de Saúde, bem como a facilitação de busca de dados epidemiológicos e o planejamento das ações e políticas públicas a serem implementadas segundo as características de cada localidade.

O departamento de Tecnologia de Informação da secretaria de Saúde é quem dá o apoio técnico a todo esse processo, desde a assistência no cadastramento de senhas individuais para cada agente de saúde, quanto na compra de capas de proteção para os equipamentos e na capacitação sobre manuseio dos tablets e uso do E-SUS AB Territórios.