Prefeitura distribui pulseiras de identificação de crianças nas praias

Diariamente, são muitos os casos de crianças perdidas que são levadas aos postos dos bombeiros localizados em diferentes praias da cidade de Ubatuba. Segundo o tenente Danilo Pisaneschi, do Posto de Bombeiros de Ubatuba (Grupamento Marítimo), isso acontece sobretudo em praias mais extensas e com maior movimento.

“Em geral, essas crianças são encaminhadas aos guardas-vidas na areia, que as leva ao posto fixo na praia. Passamos então um comunicado via rádio informando o nome da criança, idade, o tipo de vestimenta e aguardamos os pais ou responsáveis buscarem”.

Como forma de auxiliar nesse trabalho, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, produziu mais de 70 mil pulseiras de identificação, que contêm espaço para escrever o nome do responsável pela criança e seu número de telefone. As pulseiras duram de dois a três dias, mesmo em contato com a água, e incluem também a recomendação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a assistente social Laís Magalhães Pereira, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a pulseira é um dos itens que mais têm sido procurados pelos veranistas junto aos contêineres do projeto Verão com Mais Saúde, organizado pela Prefeitura nas praias de Maranduba, Praia Grande e Perequê-Açu. “Elas também são utilizadas por adultos e idosos que necessitam de cuidados especiais”.

Além de redobrar a atenção e utilizar as pulseiras de identificação, os bombeiros recomendam também que, ao reencontrar a criança que estava perdida, seus responsáveis mantenham a calma. “Nessa situação, as crianças ficam com um nível de estresse muito alto e é importante tranquiliza-las”, destaca o tenente Pisaneschi.

IMG_2145 (Large)