Festa de São Sebastião reúne comunidade caiçara na praia Grande do Bonete

A tradicional festa de São Sebastião agitou no último sábado a comunidade da praia Grande do Bonete, na costa sul da cidade.

A programação do evento contou com atrações musicais e culturais e muitas famílias marcaram presença para celebrar. Destaque para o forró da Banda Praieira, que colocou os casais para dançar com o pé na areia.

Outro destaque foi a 1ª Corrida Kids na Areia, com apoio da Runner SP-Assessoria Esportiva, voltada à crianças de 2 a 12 anos. Cerca de 50 jovens locais e turistas participaram. Como prêmio, levaram camiseta e medalha.

O projeto Tamar realizou uma soltura de tartaruga. Manu, técnica do projeto, fez uso do microfone para informar o público sobre a importância da conservação e proteção das tartarugas marinhas.

O ponto alto da festa foi a disputada corrida de canoa. Em sua 14ª edição, os remadores disputaram as categorias Um Remo, Dois Remos e Dois Remos Feminino.

Confecionada pelas mãos de João Batista, artesão local, o troféu da categoria Um Remo era a réplica da canoa “Ariane”. Todo ano os antigos caiçaras da comunidade são homenageados pelo artesão.

A festa seguiu até a noite com a cantoria de Reis e apresentação no tablado do grupo Sambonete, com a tradicional bebida consertada sendo servida e muito doce de mamão verde.

Organizada pela Associação Catifó, que congrega os moradores caiçaras da comunidade, a festa recebeu pelo terceiro ano consecutivo o apoio da Secretaria Municipal de Turismo via programa de Turismo de Base Comunitária, que promove e fomenta o turismo em comunidades tradicionais de Ubatuba.

Segundo Claudinei Bernardes, coordenador do programa, a participação da Prefeitura na festa foi positiva. “Com apoio da Prefeitura, a festa ganhou corpo e o resultado foi atestado na praia, que recebeu o maior público das últimas edições, formado, principalmente, por famílias caiçaras da região”, comentou Claudinei.

A 168ª Festa de São Sebastião foi organizada pela Associação Catifó, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Ubatuba e Comtur. Apoio: Marcenaria Portes, Pirajicas Bar e Runner SP.

Praieira