Poder Executivo Municipal

Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre atendimento a feridas complexas

Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre atendimento a feridas complexas

Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) participaram de sessões de capacitação sobre atendimento a pessoas com feridas complexas, agudas ou crônicas. Foram realizadas duas capacitações; uma direcionada aos técnicos de Enfermagem e a outra, às enfermeiras das unidades de saúde.

“As feridas complexas se caracterizam pela difícil cicatrização, alta morbidade e mortalidade, como é o caso de úlceras por pressão, pé diabético, queimaduras extensas e feridas traumáticas”, explica Maria de Loreto Campos Oliveira, enfermeira especializada em Dermatologia e responsável pela capacitação. Nesse tipo de ferida, é frequente a exposição de tendão e/ou osso, e tecidos desvitalizados o que torna ainda mais difícil o processo de cicatrização. “As feridas podem ocorrer em todas as faixas etárias, mas em idosos são mais predominantes, associadas a doenças como o diabetes, que ocasiona o aumento dos riscos de complicações”, acrescenta Oliveira. “Cabe ao especialista em ferida avaliar, prevenir complicações e coordenar o tratamento adequado”.

O serviço de atendimento a feridas é permanente e feito em conjunto com as equipes ESF. O curativo pode ser feito em domicílio, na unidade de saúde ou no Postão, na sala de curativos. “Isso vai depender da equipe e do paciente, se ele pode sair de casa e outras variáveis. Se a ferida for muito complexa, o tratamento é iniciado por mim e depois, já fora de risco, encaminhado para a ESF para continuidade sob supervisão”, finaliza Oliveira.

Funcionario
/* * VLibras */