Poder Executivo Municipal

Vigilância em Saúde alerta: últimos dias para vacinar-se contra o vírus da gripe Influenza

Vigilância em Saúde alerta: últimos dias para vacinar-se contra o vírus da gripe Influenza

A campanha de vacinação contra o vírus da Influenza H1N1 termina na próxima semana. A Vigilância em Saúde de Ubatuba alerta que os dados de cobertura vacinal na cidade ainda são considerados baixos, mesmo após a realização do dia D de vacinação, no último sábado, 13 de maio. Isso significa que muitas pessoas que deveriam tomar a vacina ainda não a receberam.

Por esse motivo, a Vigilância, em conjunto com o departamento de Atenção Básica, está organizando ações de busca ativa e imunização dos grupos prioritários: crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, indígenas, portadores de comorbidades (doenças crônicas como diabetes, asma e hipertensão, entre outras), trabalhadores do setor de saúde, além de professores das redes pública e privada.

Na sexta-feira, 19, das 9 às 14 horas, a equipe da Vigilância estará vacinando na unidade escolar CEMPRI (antiga escola Taba) , que fica na av. Liberdade, esquina com a rua Cunhambebe.

Já no sábado, 20, das 9 às 14 horas, um mutirão de vacinação contra a gripe Influenza acontece no bairro do Rio Escuro, na EM   Professora Maria das Dores Santos Carpinetti, que fica na rua Principal, 1005, junto com o mutirão de atualização do Bolsa Cadastro Único do Bolsa Família e outros programas sociais.

A vacina previne contra o vírus da gripe Influenza, que ataca principalmente no outono e no inverno. “Ela oferece até 85% de proteção contra os subtipos mais comuns do vírus, que são o tipo A (H1N1, H3N2) e o tipo B”, conta Patricia Machado Sanches, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ela acrescenta que, até o momento, a cidade de Ubatuba não apresenta nenhum caso confirmado de H1N1, apenas suspeitos.

Neste ano, além de começar antes da temporada de doenças respiratórias, a novidade da campanha foi a inclusão de professores das redes pública e privada entre os grupos prioritários para tomar a vacina oferecida gratuitamente no SUS.

A vacina pode ser tomada em qualquer unidade básica de saúde do município, em qualquer dia da semana, assim como no Postão – o Centro de Especialidades Médicas (que fica na av. Rio Grande do Sul, 710 – Centro).

Funcionario
/* * VLibras */