Defesa Civil de Ubatuba realiza treinamento pioneiro no Brasil

Cerca de 35 pessoas entre voluntários e funcionários da Defesa Civil (plantão) participaram do primeiro curso de capacitação logística humanitária e de resgate. Promovido pela Defesa Civil de Ubatuba em uma parceria com o instrutor socorrista Sidney da Costa, a iniciativa é pioneira no Brasil em se tratando de formação direcionada para voluntários.

O treinamento aconteceu na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto das 18 horas de sexta-feira, 19, até às 16 horas de sábado, 20 – momento em que o prefeito Délcio José Sato esteve presente e fez a entrega dos certificados.

“Trata-se de um curso pioneiro no Brasil e fomos contemplados. Quanto mais orientado e qualificado for o socorrista, mais rápida será sua atuação. Foi uma oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos e técnicas”, destacou Sato.

O coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, avaliou o  curso como proveitoso, principalmente, porque ofereceu conhecimentos iniciais básicos para um público leigo

“Oferecemos um treinamento de prática de resgate em situação de emergência, catástrofes e situação veicular. Nosso objetivo é proporcionar mais treinamentos. Ainda não temos datas, mas pretendemos realizar uma simulação em rodovia, bem próximo da realidade, para que as pessoas sintam a adrenalina e trabalhem sob pressão”, afirmou Santos.

Confira a grade do curso:

Motivação profissional

Liderança e responsabilidade social

Ética profissional e mandamento dos socorristas

Avaliação e cenário

Avaliação primária e secundária

Agravos de saúde: vertigens, desmaios, internação, convulsões, engasgamento

Reanimação cardiopulmonar, pitiatismo (histeria)

Atividades de noções de salvamento aquático

Atividades com equipamentos de resgate

Simulações mais próximas da realidade

Trabalho em equipe – profissionalismo