Desafio das Serras reúne mais de 600 atletas em Ubatuba

Com apoio da Prefeitura de Ubatuba, o Desafio das Serras acontece neste fim de semana em Ubatuba e conta com percursos de 40 e 80 km, feito em duplas ou solo.

De acordo com a organização, mais de 600 atletas estrangeiros e brasileiros estão inscritos para as disputas e vão movimentar diferentes setores da economia local nas próximas 48 horas.

A largada está prevista para às 9hs na praia do Ubatumirim e segue em direção à Base Cambucá do Núcleo Picinguaba. O destino é o alto da Serra do Mar, na base do Núcleo Cunha, ambas inseridas no Parque Estadual.

Pela primeira vez, a prova acontece na Serra do Mar e se resume a uma competição de velocidade disputada em ambiente montanhoso, onde os participantes têm dois dias para percorrer em menor tempo diferentes tipos de terreno.

Segundo o diretor de prova, Luiz Gambá, o objetivo é tirar as pessoas do meio das ruas, da poluição, dos parques urbanos e das esteiras. “Queremos que os atletas experimentem terrenos diferentes como campo, mata, terra batida, trilhas de gado e com vegetação, sentido o ar puro das montanhas”, afirma Gambá.

A prova habilita o atleta a pontuar para o Ultra Train do Mont Blanc, evento equivalente a Copa do Mundo de corrida de montanha, realizado em agosto de 2016 na França. No estado de São Paulo, o Desafio das Serras é a única prova que fornece pontuação para o evento, fato que atrai atletas de ponta de toda a região.

“Outro ponto importante é que a trilha será formatada como roteiro de travessia, unindo diferentes bases do parque. Com isso, Ubatuba ganha mais um roteiro de trekking de alta performance, como já são as trilhas do Corisco e do Corcovado”, destaca Claudinei Bernardes, diretor da Setur.

Presidente da Comtur e secretário municipal de Turismo, José Lindolfo Candinho comemora o grande número de eventos de aventura neste ano em Ubatuba e destaca o quanto essas corridas atraem público para a cidade.

“Esse ano foi ímpar para Ubatuba. Tivemos grandes eventos esportivos, ele movimentaram os diferentes setores econômicos e tiveram todo apoio da nossa gestão, inclusive na baixa temporada. Fico muito feliz em fechar o ano com essa grande corrida, que consolida cada vez mais a cidade como referência para este tipo de evento”, afirma Candinho.

Para obter mais informações, acesse o site oficial do evento – http://bit.ly/1nKVn9Y