Após 42 dias com um secretário interino no comando da pasta, a secretaria de Turismo de Ubatuba recebeu, oficialmente, o novo responsável pelo setor. Potiguara do Lago foi eleito por meio de processo inédito, que teve participação direta dos membros do Conselho Municipal de Turismo (CMT) e assumiu os trabalhos na 3ª reunião ordinária do órgão, realizada na tarde da última segunda-feira, 29.
Poti, como é chamado, compartilhou que na última semana já esteve na secretaria para se inteirar dos trabalhos, principalmente dos projetos e iniciativas que já estão em andamento, e conhecer a equipe.
Ele destacou que a ideia é sempre trabalhar com base no que está estabelecido no Plano Municipal de Turismo – documento que está com a parte técnica praticamente finalizada, mas ainda precisa de aprovação.
“Vamos colocar em ordem de prioridade o que vamos conseguir fazer. Quais são as primeiras ações e quais serão as próximas. O Plano de Turismo está dividido em cinco frentes: infraestrutura, produto turístico, comercialização, fortalecimento institucional e gestão ambiental. Então, em cima dessas cinco linhas de ação, pretendo encaixar todos os projetos que a gente tiver, sempre voltado ao trabalho sustentável e ao trabalho em equipe também”, afirmou.
“Não vai ser fácil, tem bastante coisa para ser feita, mas eu estou aqui para gente avançar. Agradeço a confiança de vocês quando apoiaram meu nome para indicado”, agradeceu o novo secretário.
O chefe de gabinete, Eugênio Zwibelberg, representou o prefeito Délcio Sato (PSD) e o chefe de governo, até então secretário Interino de Turismo, Alessandro Palhares. Zwibelberg deu as boas-vindas ao novo secretário e enfatizou que o Turismo é uma secretaria muito especial para a Prefeitura de Ubatuba, viabilizando o desenvolvimento da cidade. “Acreditamos que o Poti fará um ótimo trabalho, com o apoio de vocês do CMT”, concluiu.
Primeiros projetos – com base no Plano
Parceria com o trade
Sinalização turística
Receptivo de navios
Adequação do cronograma de execução do Plano de Turismo
Turismo de base comunitária
Organização da ilha das Couves
Fortalecimento do CMT
Execução dos eventos do calendário turístico anual
Fiscalização turística
Participação de feiras e eventos
Plano de comunicação
Planejamento estratégico do marketing de Ubatuba como destino