Setur reúne-se com MSC para acertar detalhes do retorno de Cruzeiros a Ubatuba

Na última terça-feira, 06, o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof esteve em São Paulo para um encontro com a diretora operacional da MSC, Márcia Leite, a gerente de operações da MSC, Eliane Lira, e o gerente de serviços da MSC, Marcos Cardoso, com objetivo de acertar os detalhes sobre o retorno das paradas de Cruzeiros Marítimos da MSC em Ubatuba.

Durante o encontro, a MSC avaliou o material produzido para a participação na Seatrade Cruise Global 2017 – uma feira internacional que reúne as maiores companhias marítimas do mundo. De acordo com o secretário de Turismo, Luiz Bichof, após essa análise, aliada à credibilidade do governo Sato, a MSC garantiu o retorno das paradas ao município.

A primeira está prevista para 3 de dezembro de 2017; as demais para 2018: 25 de fevereiro e 01 de março. O navio será o MSC Música. Em função da credibilidade da Administração, a MSC, que já está fechando o calendário 2018/2019 de Cruzeiros e começando a projetar os roteiros 2019/2020, já visualiza a manutenção de Ubatuba como destino.

“Ubatuba está, novamente, inclusa no sistema da MSC, no qual futuras paradas estão previstas, o que vai ocasionar um movimento crescente de receptivo, porém, isso vai depender do desempenho e dos resultados dessas paradas que já estão programadas”, ressaltou Bischof.

Operacional

Em cada parada, o MSC Música ficará atracado no município num período entre 9h e 19h. Bischof explicou que os passageiros irão adquirir os roteiros e passeios oferecidos dentro do navio por meio de uma operadora credenciada pela MSC.

Quem não fizer essa adesão, poderá adquirir os serviços em terra por meio de sistema de voucher. Dessa forma, a MSC recomenda que o receptivo seja feito de forma organizada.

“Vamos nos preparar de acordo com a Lei Municipal 3711, de 21 de novembro de 2013, que fornece todas as diretrizes para o receptivo de navios de turismo no município”, garantiu o secretário.

Medidas

Uma das primeiras providências para o receptivo é a execução da reforma do Pier do Itaguá. Segundo Bischof, a Prefeitura já fez um acordo com o Tamoios Iate Clube e também fez uma concessão para a Companhia Municipal de Turismo (Comtur), de modo que ambos dividirão as responsabilidades de cuidados com o local.

“No dia 14 de setembro, dia da Paz de Iperoig, Márcia Leite estará em Ubatuba juntamente com o presidente da Clia Abremar Brasil – associação brasileira de cruzeiros marítimos, Marco Ferraz, para vistoria técnica e liberação do Píer para funcionamento”, enfatizou o secretário.

De Ubatuba para o mundo

Ubatuba está, naturalmente, inclusa no catálogo que expõe os destinos e roteiros dos Cruzeiros Marítimos 2017/2018, o que acaba revertendo em mídia espontânea para o município. “São oito mil exemplares pelo mundo e 170 mil só na América Latina, totalizando, praticamente, 180 mil unidades que podem se tornar turistas em potencial, atraídos para a cidade como destino, independentemente de serem tripulante dos cruzeiros”, comemorou Bishof.