Poder Executivo Municipal

Setur aposta em alternativa para manter setor aquecido

Setur aposta em alternativa para manter setor aquecido

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas limitações às atividades, tanto dos indivíduos – que precisam conter as aglomerações para evitar a disseminação do vírus, tanto para os estabelecimentos- que precisaram se adaptar às novas regras de funcionamento com relação à capacidade e protocolos de segurança.

Como uma alternativa de manter o trade turístico de Ubatuba aquecido, a secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba aposta em uma modalidade de turismo que vem ganhando força: a chamada “staycation”.

O conceito é uma mistura de “stay home” (ficar em casa) e vacation (férias), que inspira as pessoas a vivenciar experiências turísticas na própria cidade. A modalidade surgiu com a crise financeira em 2007/2008, mas ganhou muita força no Brasil com o coronavírus – período em que as pessoas têm medo de viajar e, também, em que alguns locais não autorizam a entrada de visitantes.

Existem variantes do “stayhome”, que não se limita a somente explorar as atrações turísticas da própria cidade (sem esquecer de manter todas as medidas de prevenção da Covid-19, como uso de máscaras e higienização das mãos), mas também, fazer o chamado “bate-volta” a cidades vizinhas e, também, se hospedar em algum hotel ou pousada em seu município de origem.

Dicas

Em Ubatuba, é possível explorar todas as modalidades sugeridas de staycation. A experiência pode ser ainda mais interessante com o apoio de um Guia de Turismo se você desejar fazer uma trilha, por exemplo.

Outra opção é aproveitar alguma agência de passeio náutico e explorar algumas ilhas e praias de difícil acesso. Se você deseja optar por algo mais tranquilo com as crianças, o Projeto Tamar, que tem parceria com a Prefeitura de Ubatuba, oferece gratuidade para quem comprova residência no município.

Apesar de algumas atrações não estarem abertas para visitação, você pode conferir mais sugestões acessando: https://www.ubatuba.sp.gov.br/smt/12-predios-e-locais-historicos-para-voce-conhecer-em-ubatuba/

Vantagens

O cidadão pode incentivar o turismo da própria cidade se hospedando em hotéis e pousadas que ofereçam serviços que não são normalmente oferecidos no dia-a-dia. Um ponto importante é valorizar os estabelecimentos regularizados e que possuem o Cadastur. É possível ter acesso à lista no site do Cadastur.

Ajuda

Para saber mais sobre agências e guias de turismo credenciadas, tirar dúvidas e procurar sugestões que atendam o que está sendo planejado, o interessado pode entrar em contato com o Centro de Informações Turísticas (CIT) da secretaria de Turismo de Ubatuba pelo telefone (12) 3833-9123 ou pelo endereço eletrônico cit@ubatuba.sp.gov.br

 

/* * VLibras */