Poder Executivo

Mostra no Teatro Municipal celebra a Primeira Infância

Mostra no Teatro Municipal celebra a Primeira Infância

A noite de 28 de agosto foi marcada pela realização da I Mostra Cultural da Escuta da Criança na Primeira Infância, que aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. A iniciativa faz parte da construção e implantação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), um programa intersetorial de iniciativa estadual, que Ubatuba abraçou e vem desenvolvendo na rede municipal de Ensino.

O objetivo é atender os direitos das crianças de zero até os seis anos. A elaboração do Plano está prevista pelo Marco Legal da Primeira Infância.

Dentro dos preparativos para a construção do PMPI, a secretaria de Educação de Ubatuba realizou a escuta das crianças nas unidades de Educação Infantil, pois acredita que “dar vez e voz à criança se torna importante quando o objetivo é desenvolver ações que trarão um impacto positivo sobre o futuro dela”, comentou a presidente do Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância, Ileana Solera.

“Foram realizadas capacitações para os gestores e professores em toda rede de Educação Infantil para que pudéssemos ouvir as crianças, abrindo espaço para sua participação política e social, parte do conceito de cidadania da pessoa a partir do nascimento”, acrescentou Ileana.

As 22 unidades de Educação Infantil do município participaram desta mostra com o registro de suas atividades com as crianças, por fotos, trabalhos e desenhos dos pequenos.

O evento contou, também, com a apresentação de um coral com alunos do Centro Educacional Municipal da Primeiríssima Infância- CEMPRI, da EMEI Sumaré e da EMEI Idalina Graça com acompanhamento de músicos da Fundart.

 

Funcionario