Ubatuba elabora projeto para comemorar Dia da Pessoa com Deficiência

Com o objetivo de desenvolver um projeto que vai resultar nas comemorações do Dia da Pessoa com Deficiência em Ubatuba, um grupo de trabalho formado por representantes do poder público, entidades e sociedade civil vem se reunindo semanalmente na sede da Secretaria Municipal de Turismo.

“Estamos participando voluntariamente de reuniões de planejamento para elaborarmos um projeto para celebrar o evento comemorativo ao Dia da Pessoa com Deficiência – dia 3 de dezembro. Com a assessoria da Secretaria de Turismo, seremos os protagonistas na realização do evento. É um aprendizado bem bacana”, explicou a fonoaudióloga da Unir, Angélica Rufino.

Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Turismo Sustentável, Claudinei Bernardes explicou que esse projeto é algo inédito no calendário de eventos de Ubatuba, principalmente visando o turismo, e destaca sua importância, pois é um tema que abre novas possibilidades para atrair turistas.

“Nosso objetivo é fazer com que as entidades promotoras de eventos de Ubatuba sejam capacitadas para elaborarem bons projetos, seguindo uma metodologia que garanta a otimização dos esforços e que resultem em experiências que possam ser utilizadas em outras ações e projetos das entidades, propostas semelhantes estão sendo desenvolvidas nas comunidades da Picinguaba, Almada, Ubatumirim e na Aldeia Boa Vista”, afirma Claudinei.

O Dia da Pessoa com Deficiência foi inserido no calendário de Turismo por meio de edital, tendo a Aubae-Associação Ubatuba Eficiente como a proponente, a proposta que é inédita em Ubatuba, pretende promover um dia de atenção ao tema e contribuir com a quebra do preconceito. “Todo projeto bem-sucedido deixa um legado. Um projeto bem-sucedido é aquele que mobiliza setores e sensibiliza as pessoas e a gestão”, concluiu Bernardes.

O grupo tem o objetivo de se reunir, inicialmente, a cada quinze dias, sempre às 18 horas na sede da Secretaria de Turismo – Avenida Iperoig, 214, Centro. O próximo encontro será no dia 16 de junho e é aberto a interessados a contribuir no projeto.