Empreendedores de Ubatuba aproveitam temporada para faturar

Com milhares de turistas na cidade, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são o momento para as empresas locais faturarem. Diversificar produtos, treinar equipes de funcionários e apostar na criatividade são algumas das estratégias compartilhadas por clientes do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE)/Sebrae de Ubatuba

É o caso, por exemplo, do empresário Carlos Otávio Platz, que atua junto a dois perfis diferentes de público – o da cidade e o de turistas – respectivamente com suas lojas Toccare Pop (no Centro) e Praia Mix e Toccare (no Itaguá). “Melhoramos a qualidade e a variedade dos produtos ofertados. Por exemplo, pela primeira vez oferecemos também moda fitness.”.

Outra iniciativa foi o investimento na melhoria do atendimento, com a participação em cursos promovidos pelo Sebrae em parceria com a Comtur, como o de organização de vitrine e de exposição dos produtos na loja. “Fizemos tudo isso e, ao mesmo tempo, mantivemos nossos bons preços”. Otávio relata que sua loja no Centro manteve as mesmas vendas comparadas a dezembro do ano passado e que as lojas do Itaguá tiveram uma redução de 10% no mesmo período. “Mas considero isso uma vitória num cenário onde há quedas de 20 a 30% nas vendas”, explica.

Já para Rodrigo Grachet, do mercado Ponto Certo, na Estufa II, a temporada está indo muito bem e até o trânsito da Rio-Santos é uma oportunidade para vender mais. “Ficamos bem em frente à rodovia. No primeiro fim de semana do ano, estava tudo parado e um motorista veio pedir frango assado, mas já tínhamos vendido tudo. Quando ele voltou para o carro, um motorista mais atrás perguntou ao da frente quanto era o frango e ele só fez um sinal de negativo”, conta. Foi aí que Rodrigo decidiu colocar mais frango pra assar, inclusive partes, como sobrecoxa. “Vendemos tudo muito rápido e ainda vendemos mais água!”.

A diversidade de opções também é garantida pela oferta de produtos de beleza que a esposa, Rebeca Cappello Grachet, revende no espaço do mercadinho. “Conseguimos ofertar melhores preços comprando em grandes quantidades quando os mesmos estão em promoção. No final do ano, também vendemos muito kits que facilitaram a vida da clientela na hora de presentear”.

Trabalhar mesmo aos sábados, domingos e feriados é outra dica para atuar na temporada. Tanto Rodrigo, quanto seu pai, Manoel Grachet, dono do mercadinho Paulino, no Perequê-Açu, abrem seu negócio diariamente. “Nosso mercado é uma opção tanto para os moradores quanto para os turistas, que ganham tempo ao evitar o trânsito e as filas dos grandes supermercados localizados no Centro da cidade”, conta Manoel.

Apoio do Sebrae

O Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE)/Sebrae oferece apoio às micro e pequenas empresas e empreendedores como Carlos, Rodrigo e Manoel. Suas atividades incluem a divulgação de material didático, organização de palestras, seminários, oficinas e cursos de orientação.

O posto funciona no Paço Municipal, na rua Dona Maria Alves, 865 – Centro. O atendimento ao público é feito entre 8 e 13 horas presencialmente. Entre 14 e 18 horas o atendimento é feito exclusivamente pelo telefone (12) 3834-1055 ou pelos emails:  pae@ubatuba.sp.gov.br ou paeubatuba@gmail.com.