Presidente da Linux visita Prefeitura de Ubatuba

Jon “Maddog” Hall, cofundador e presidente do Instituto Linux, diretor da Linux International, Linux Professional Institute  e presidente do  Projeto Cauã, visitou a Prefeitura de Ubatuba na última semana e foi recebido pelo prefeito Délcio Sato (PSD). Maddog é um dos maiores nomes da comunidade de software livre mundial. A reunião abordou o Projeto Cauã e outras grandes oportunidades para inovação em Ubatuba. O Projeto Cauã,  concebido por Jon “Maddog” Hall, visa à criação de renda para jovens estudantes e permitir que eles usem essa renda para levar adiante seus estudos de nível superior.

“Ainda que estudantes consigam acesso ao nível superior, seja através do ensino público, bolsas ou financiamentos subsidiados, muitos deles acabam por não fazer a matrícula em função de outros custos, como alimentação, habitação, transporte, computador, conexão à internet, livros e outros”, disse Maddog.

“Ubatuba tem como sua maior e principal indústria o turismo, uma vocação natural de nossa cidade e que a cada dia com a gestão do prefeito Sato tem sido trabalhada, para o seu crescimento ordenado e qualitativo”. Entretanto, vislumbramos a área da tecnologia também com um potencial incrível para nossa cidade”, avaliou o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Vinicius Vasconcellos.

Projeto Cauã

O Projeto Cauã irá colocar em contato o estudante com o conhecimento apropriado com pequenas empresas e profissionais liberais, mostrando ao estudante como encontrar seus potenciais clientes e como levá-los a assinatura de um contrato de serviços de manutenção preventiva que tornará seus computadores mais confiáveis e úteis, auxiliando com receita para manter seus estudos.  Em famílias de baixa renda é comum que os filhos, especialmente os mais velhos, já contribuam com a renda familiar e é muito difícil manter essa contribuição caso optem por ir para a Universidade. “Ao mesmo tempo, esses estudantes já possuem algumas habilidades que são valorizadas pelo mercado. Eles consertam os computadores de sua família e amigos, removem vírus, ajudam na instalação de programas e suas atualizações e até mesmo reparam ou trocam periféricos”, afirmou o presidente da Linux.

WorkshopLogo após a reunião representantes da secretaria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ubatuba participaram do Workshop “Construindo oportunidades de Empreendedorismo Tecnológico em Ubatuba”, ministrado por Maddog no Ninho – um espaço de trabalho coletivo (co-working) localizado na sede da Associação Gaivota . Maddog esteve na Prefeitura acompanhado de  Cesar Brod, Álvaro Gonçalves, Leandro Ramalho, Felipe Fonseca e Filipe Elidio.