Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa do I Simpósio de Segurança Pública em Angra dos Reis

Ubatuba participa do I Simpósio de Segurança Pública em Angra dos Reis

O secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Jr, e o comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Almir Rogério Feliciano de Moura representaram o prefeito Délcio Sato e a cidade de Ubatuba na abertura do I Simpósio de Segurança Pública, que foi organizado pela Prefeitura de Angra dos Reis/RJ, na última quinta-feira, 13. O evento contou com a palestra inaugural do coronel do Exército Brasileiro, Luciano Puchalski, que discorreu sobre segurança e turismo.

Ubatuba foi convidada a participar deste simpósio devido às ações que a Prefeitura vem desenvolvendo no município, com maciços investimentos na área da Segurança Pública.

Há pouco mais de dois anos, a revista Exame publicou o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, que apontou os 30 municípios com os melhores índices de segurança pública no Brasil. Entre eles, Ubatuba, ocupando o 27º lugar.

Neste ano de 2019, os índices criminais vêm diminuindo ainda mais. Dados divulgados no site da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo indicam que há queda nos índices de furto, roubo, homicídio e, ainda, nenhuma ocorrência de latrocínio.

Resumo das ações

Os resultados positivos são consequência de vários fatores, principalmente, do trabalho integrado das forças policiais da cidade, aliado à atuação do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG – o mais forte e participativo da região.

GCM

Novos materiais e veículos foram adquiridos para a Guarda Civil Municipal, trânsito e Corpo de Bombeiros. Para a Guarda Municipal, foram três novas viaturas equipadas  – com a chegada prevista de mais cinco motocicletas para auxiliar no patrulhamento; 40 armas modernas e 4 mil munições de alta capacidade, além de coldres e bastões retráteis; em breve,  a Guarda irá receber spray de gás lacrimogênio e 12 armas spark (tipo taser). Também foram adquiridos novos uniformes completos e o sistema de rede rádio foi consertado. O efetivo é constantemente valorizado, com a implantação da Atividade Complementar para possibilitar mais guardas na rua e a promoção de cursos de capacitação e especialização em andamento.

Para melhorar ainda mais as condições de trabalho da corporação, a base foi equipada com armários, geladeiras, ar condicionada, micro-ondas, freezer, fogão, etc.

Vale lembrar, ainda, que a  GCM participa do programa Vizinhança Solidária, junto com a Polícia Militar.

GBMar

Para o Corpo de Bombeiros do Salvamento Marítimo (Gbmar), foi adquirida uma moto aquática executada a reforma do Quartel, por meio de uma parceria entre o município e o Estado. Antigamente, eram contratados 30 Guarda Vidas Temporários (GVT) pelo município para auxiliar no salvamento em nossas praias durante a temporada. A partir de 2018, a Prefeitura passou a contratar 40, visando ampliar o atendimento em mais praias. No Gbmar, o município arca com as custas de combustível, manutenção das viaturas, telefone, internet, água, energia, alimentação.  Também foram adquiridos novos aparelhos de ar condicionado, geladeira, freezer e computadores.

Corpo de Bombeiros

Para o Corpo de Bombeiros, que atua no salvamento terrestre e combate a incêndios, estão entre as aquisições:  um caminhão auto bomba- que coloca Ubatuba como única cidade do litoral que possui dois caminhões de combate a incêndio. Está em andamento uma licitação para a aquisição de uma viatura tipo Unidade de Resgate (UR); sete bombeiros civis municipais foram disponibilizados para auxiliar nos salvamentos e, também,  custos de combustível, manutenção das viaturas, telefone, internet, água, energia, alimentação, etc. Em parceria com a secretaria de Educação, está sendo implantado o Programa Bombeiro na Escola para capacitar quase mil alunos com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, preservação do meio ambiente, entre outros temas importantes.

Polícia Civil

Para a Delegacia de Polícia, foram disponibilizados sete servidores municipais entre efetivos e estagiários, para permitir que os investigadores desempenhem suas funções de investigação, diminuindo a responsabilidade por serviços burocráticos. Na Operação Verão, também houve auxílio com o fornecimento de alimentação para os policiais de reforço.

No IML, também há cessão de servidor, bem como responsabilidade pelos custos da instalação, tais como aluguel, água, energia, telefone, internet, etc.

Para o DETRAN, além de disponibilizar oito servidores, há o custeio do prédio onde funciona.

Polícia Militar

Para a Polícia Militar, toda de alimentação do reforço da Operação Verão é custeada, disponibilizando, ainda, 17 cozinheiras para a confecção da alimentação.

Para o Helicóptero Águia, são fornecidas acomodações em hotel e alimentação durante Operação Verão. Neste ano, ainda, será disponibilizado um container para a base do helicóptero em Ubatuba.

Trânsito

Para o trânsito, agora a Prefeitura conta com uma moderna máquina de pintura, dois veículos e  está em processo a aquisição de uma nova motocicleta. Em conjunto com a secretaria de Educação, estão em andamentos estudos para a implantação de educação para o trânsito para os alunos da rede escolar municipal. A diretoria de Trânsito desenvolve diversas campanhas de educação para o trânsito, tais como: blitz educativas, palestras em escolas, apresentação de peças no teatro municipal, etc. O setor de trânsito faz a manutenção da sinalização horizontal e vertical, inovando neste ano com a instalação de faixas em laminado elastoplástico, que tem maior durabilidade.

Defesa Civil

Hoje, a Defesa Civil conta com mais infraestrutura e mão de obra: foi contratado um engenheiro, um agente de Defesa Civil, um geógrafo e um operador de moto serra. Várias melhorias foram implementadas, tais como a aquisição de computadores, aparelhos de ar condicionado, conserto de viaturas, troca de telhado e calhas, colchões novos, fogão, freezer e novos equipamentos, além de capacitação da equipe.

A Defesa Civil, diariamente, realiza remoção de queda e corte de árvores, retirada de enxame de abelhas, atendimento em caso de incêndio, queda de barreira, alagamento ou desmoronamento, etc.

Convênios

A Lei Delegada já foi assinada pelo prefeito Sato, o que vai permitir que mais policiais militares patrulhem as ruas, aumentando a segurança e, também, convênio com a Polícia Militar para auxiliar na manutenção das viaturas. – ambos atualmente, aguarda-se a assinatura do Governo do Estado.

Está em andamento o processo licitatório para instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos e do Centro de Monitoramento Integrado, além da negociação, junto ao Estado, da implantação da Delegacia de Polícia na Maranduba.

Funcionario
/* * VLibras */