Poder Executivo Municipal

Outubro Rosa tem prevenção ao câncer de mama nos postos de saúde

Outubro Rosa tem prevenção ao câncer de mama nos postos de saúde

As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ubatuba realizam palestras, coletas de exames e atividades esportivas e recreativas como parte da programação do “Outubro Rosa”, mês de combate e prevenção ao câncer de mama. Ações já aconteceram em unidades como a Praia Dura e Ipiranguinha. Confira e participe da programação dos próximos dias. Importante: vá de máscara, use álcool em gel e mantenha o distanciamento.

No Sertão da Quina, tem coleta de exames preventivos nos dias 18 e 19 de outubro. É necessário ligar para a unidade e fazer o agendamento prévio com a equipe do posto. Já no dia 26 a equipe fará a palestra “Toque-se”, às 13 horas.

No Rio Escuro, a programação acontece durante a semana de 18 a 22 de outubro e tem coleta de exames preventivos e testes rápidos. No dia 20, o destaque da programação do Rio Escuro é a palestra “Pilates, um aliado da saúde da mulher”, com a fisioterapeuta Kelly Borges Nunes, do NASF-AB. No dia 22, tem sessão de orientações sobre hábitos saudáveis com o médico dr. Fernando Antônio Almeida e a nutricionista Luciana Pereira Rocha da Silva.

As palestras sobre pilates, com a fisioterapeuta Kelly, e orientações sobre alimentação, a nutricionista Luciana, e sobre câncer de colo de útero e mama, com o dr. Ivissom Emiliano de Oliveira, acontecem também no ESF Fortaleza no dia 21.

No posto ESF do Perequê-Mirim, as ações de coleta de preventivo, teste rápido, orientações e café da manhã acontecem no dia 22, das 8 às 11 horas.

Na Estufa 2, haverá ações de conscientização no dia 22, na unidade, e no dia 27, dia 27, dentro Supermercado Maná.

No Jardim Carolina, tem testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C no dia 22, das 8h às 10h e das 13h às 16h, e, no dia 25, tem coleta de Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos de idades que estejam sem realizar o exame há mais de 3 anos. A equipe da unidade realiza também uma roda de conversa sobre câncer de mama no dia 20, às 14 horas, na igreja do Monte Valério (ua Principal, n. 2596), e no dia 27, às 9 horas, na unidade de saúde.

Na Marafunda, as atividades acontecem na sexta-feira, 22, a partir das 8 horas. Haverá mutirão de coleta de exames preventivos, palestra com psicóloga sobre autoestima e espaço de beleza, entre outras ações.

Já no dia 23, o Centro de especialidade Médicas (CEM) de Ubatuba, localizado na avenida Rio Grande do Sul, 710 – Centro, terá uma manhã de conscientização sobre o controle do câncer de mama. O evento contará com palestra educativa sobre detecção precoce e prevenção da doença. As mulheres também terão um dia de beleza com cabeleireiro, manicure, aula de zumba e palestra de orientação. As atividades acontecerão no período das 8 às 14 horas.

Também no dia 23, das 9 às 15 horas, as equipes dos postos ESF Maranduba, Lagoinha, Araribá e Tabatinga realizam uma sessão de cuidados com a saúde e de beleza. A programação inclui coleta de preventivo (das 9 às 11 horas), teste rápido de sífilis, palestra sobre empoderamento feminino com foco no câncer de mama, limpeza de pele e sobrancelhas, depilação de buço e axilas, zumba e gomagem podal, além de sorteio de brindes.

Na unidade Cícero Gomes, no Centro, no sábado, 23, das 8 às 14 horas, tem programação variada com pilates, palestra sobre prevenção ao câncer de mama, desfile “Mulheres de Peito”, zumba, café da manhã, coleta de preventivo e teste rápido de sífilis.

Já no posto ESF Perequê-Açu, as atividades acontecem em 27 de outubro, das 7 horas ao meio-dia e incluem coleta de papanicolau, teste rápido HIV e sífilis, palestras sobre hipertensão e diabetes e nutrição. Além disso, o dia terá apresentação de dança com a professora de dança Aline Pilz.

No ESF Taquaral a ação será no dia 27, às 13h30, ao lado do postinho, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

/* * VLibras */