O grupo Trinca Brasil, composto por Toninho Carrasqueira na flauta, Edmilson Capelupi no violão de sete cordas e Guilherme Sparrapan no violão, realizará um show gratuito nesta sexta-feira, dia 19, às 20h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.
A apresentação nomeada “Concerto de Choro – Flautas e Violões” traz um repertório com novas nuances aos clássicos brasileiros, com músicas de diversos autores, entre eles Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e do próprio Toninho Carrasqueira – que tocou em mais de 40 países e por 15 anos integrou o Quinteto Villa-Lobos, recebendo inclusive indicações ao Grammy.
Os demais integrantes da Trinca também possuem currículos conhecidos do público. Edmilson Capelupi, violonista, compositor, arranjador e produtor, além de diversas apresentações musicais, já desenvolveu trabalhos como músico e arranjador em filmes como “Cidade de Deus”, “Não Por Acaso”, “Cidade dos Homens”, “Dois Córregos” e da minissérie “Filhos do Carnaval” (HBO). Já Guilherme Sparrapan é formado em Regência pela Universidade de São Paulo, com experiência como instrumentista, compositor, pesquisador, educador, regente e orquestrador.
Oficina “A história do Choro”
Além do concerto, os integrantes da Trinca Brasil farão uma oficina sobre “A história do Choro”, às 10h, no dia 20 de abril (sábado), no anexo do Sobradão do Porto, aberta para todo o público, gratuitamente.
Segundo a organização do evento, o objetivo da iniciativa é lançar um olhar para a história do Brasil, mostrando como o choro se confunde com a trajetória da música popular brasileira e revelando seus mestres, compositores e intérpretes.
O Projeto Trinca Brasil é realizado pela Asas Arte & Tecnologia, com financiamento do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).