Bem-Estar Animal divulga balanço e registra mais de 3 mil castrações em 2022

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Ubatuba divulgou nesta quinta-feira, dia 29, um balanço de todas as atividades realizadas durante o ano de 2022.

Segundo o setor, de janeiro a dezembro, a Prefeitura promoveu 3.147 castrações – 1.710 realizadas pelo próprio departamento e 1.437 por meio de convênios com clínicas locais. Além desse serviço, foram aplicadas 869 doses de vacina antirrábica, atendidas 253 denúncias, realizadas 18 chipagens de equinos, e agendadas 1.292 consultas de animais domésticos, sendo que desse número o Departamento registrou 465 faltas – ocasiões em que os munícipes marcaram, mas não compareceram levando seu animal de estimação.

“Reforçamos que hoje o nosso Centro de Referência Animal, localizado na avenida Pacaembu, 101, no bairro Estufa I, realiza apenas atendimento com agendamento, por isso é importante que o munícipe não falte. O  CRA funciona como uma UBS (Unidade Básica de Saúde) voltada para animais – não atendemos como um pronto-socorro, com internações. Ou seja, trabalhamos principalmente na saúde preventiva e de maneira agendada. Nosso veterinário examina, faz alguns exames e realiza procedimentos de pequena complexidade. Com o agendamento conseguimos atender melhor a população e encaixar toda a demanda que recebemos. Nesse momento do agendamento nossos atendentes já realizam uma triagem, que define a melhor data para o atendimento”, explicou o diretor do departamento, Carlos Rocha, lembrando que o setor foi criado em 2021 para oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos animais da cidade, levando assim mais saúde para a população.

Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone (12) 3833-1085 ou presencialmente (de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h) – por esses canais também é possível saber mais informações sobre o departamento ou marcar castrações.

Adoção de animais

No canil, localizado no bairro do Horto (atrás da Polícia Rodoviária, na Rodovia Oswaldo Cruz), mais de 50 animais já vacinados, vermifugados e chipados aguardam adoção. Para conhecer esses pets e escolher o seu melhor amigo, basta ir até o local a partir das 9h, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento.