Secretaria de Infraestrutura e voluntários promovem plantio às margens do Rio Tavares

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, na manhã de segunda-feira, 22, a secretaria de Infraestrutura de Ubatuba, juntamente com voluntários, iniciou um plantio de árvores no trecho da Vila Sumaré.

Além de mudas exóticas em uma área que forma uma espécie de praça, espécies nativas estão sendo plantadas às margens do rio Tavares, colaborando com a mata ciliar do local considerado uma área de preservação ambiental (APP).

Inicialmente, o plantio é de 60 mudas produzidas pela própria Prefeitura. Porém, cerca de 200 exemplares foram solicitados por meio de ofício para a secretaria de Meio Ambiente. Enquanto isso, está sendo preparado o terreno e feita a execução dos berços que devem receber as mudas. Cerca de mil litros de lixo doméstico foram retirados manualmente das margens do rio durante limpeza manual preparatória.

Além do pedido dos moradores, que querem evitar o acúmulo de lixo no local, a ação vai colaborar com a preservação do meio ambiente. De acordo com Leila Famadas, paisagista voluntária, “o espaço é muito bonito e a ideia é mudar a característica à beira do rio. Além disso, o solo aqui é muito fértil”, disse.

Leila ainda solicitou que a comunidade colabore e não jogue lixo no local. “Qualquer tipo de descarte, mesmo que seja lixo verde, deve ser ensacado e colocado junto com o lixo para que a Sanepav faça a coleta”, reforçou.

Confira algumas espécies plantadas:

*Exóticas (área da praça) –  manga, abacate,gerivá

*nativas (mata ciliar/app) – ingá sp, ipê verde, ipê amarelo, ipê roxo, ipê mirim, pitanga, urucum, graviola, fruta do conde, cabeludinha, três qualidades de Myrtaceae e grumixama.