
“Maracatu é: religião, vida, comunidade, força, conjunto. Tudo o que não consegue ver, só sentir”. Essa é a definição de Mestre Chacon Viana, da Nação de Maracatu Porto Rico (PE), que estará mais uma vez em Ubatuba de 1º a 3 de julho.
Com o apoio da Fundação de Arte e Cultura – Fundart e do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, que cederá o espaço do Centro de Capacitação Profissional, o Maracatu Itaomi promove uma oficina de Maracatu de Baque Virado em torno do convidado.
Para participar, é necessário se cadastrar neste link e a inscrição é no valor de R$90 reais.
Amantes da cultura e do maracatu poderão acompanhar o cortejo, que acontece no último dia de capacitação, com concentração às 16h30 da Praça Nóbrega, em frente à sede da Fundart, e término na Praça Anchieta, em frente ao Sobradão do Porto.
Programação Prévia
Dia 1/7(sexta) as 19:00: Acolhimento com o Mestre e participantes da oficina (local a confirmar);
Dia 2/7 (sab) das 9h30 às 12h 30 e das 14h30 às 17h30 – oficina / 19h30: Na Gira com o Mestre (local: Ilê Axé Babá Oxaguian)
Dia 3/7 (dom) das 9h30 às 12h30 – oficina / 16h30 – Arrastão (centro)
Saiba mais sobre o Mestre Chacon
Mestre Chacon é filho da Rainha da Nação do Maracatu Porto, dona Elda Viana e, desde criança, esteve presente nas atividades religiosas e culturais desenvolvidas pela nação, vivendo diariamente e construindo aí o seu grande aprendizado da religiosidade afro brasileira, da música e dos fundamentos do maracatu de baque virado.
Coordenador geral no resgate cultural da Noite do Dendê que hoje é calendário do estado de Pernambuco no grande intercâmbio, no grande dialogo que a cultura popular produz.
Mestre Chacon é formado em Administração e História, com Especializações em Religião de Matrizes Africana e gestão cultural.