Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa da campanha Bosques da Memória

Ubatuba participa da campanha Bosques da Memória

Dia 27 de maio é o Dia da Mata Atlântica e, como comemoração à data, Ubatuba promove o lançamento da campanha “Bosques da Memória” no município. O evento simbólico acontece em parceria com o Instituto da Árvore e o Instituto Argonauta, com o plantio de 15 espécies nativas do bioma, que sejam adaptadas à orla, no Perequê-Açu.

Em todo o município, vários locais farão parte da iniciativa, que também conta com o apoio de parceiros, como a Sociedade Amigos da Itamambuca (SAI) – que plantou duas mil mudas, das quais uma parte passará a integrar o Bosque da Memória da região.

O que é?

A campanha é uma promoção conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e do PACTO pela Restauração da Mata Atlântica e é desenvolvida de forma participativa e colaborativa.

Desde 2020, a sociedade enfrenta a pandemia da Covid-19 e, além disso, o Brasil foi assolado por diversas tragédias ambientais, como os incêndios e os desmatamentos, que destruíram muitas florestas e que são agravados com as questões climáticas.

Desta maneira, em dezembro de 2020, o Bosque da Memória foi lançado com o objetivo de plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas do novo coronavírus e em agradecimento aos profissionais de Saúde no Brasil.  A iniciativa também marca o início da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 declarada pela ONU.

/* * VLibras */