
Na próxima semana, chefes/ responsáveis e supervisores de ensino da Rede Municipal de Ubatuba participam de um treinamento presencial sobre a Tecnologia de Apoio à Gestão – TAG: uma ferramenta que tem como objetivo sistematizar as informações de alunos e das escolas, fornecendo mais agilidade na busca de dados e no atendimento à comunidade.
A capacitação acontece nos dias 02, 03 e 04 de agosto, das 8h às 12h, no salão Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação.
A tecnologia de Apoio a Gestão – TAG é desenvolvida pelo IPTI (Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação). A iniciativa faz parte do projeto da Petrobrás “Territórios Pela Primeira Infância” e é realizada por meio de parceria com o IPTI, disponibilizada com custo zero para o município.
“Para ser contemplado pela iniciativa da Petrobrás, o município precisa receber uma indicação e Ubatuba foi selecionada justamente por estar se destacando no desenvolvimento de ações voltadas à Primeira Infância que, inclusive, é uma das prioridades da Gestão Municipal. Um sistema desse custaria, mensalmente, cerca de R$500 mil para os cofres públicos e, devido ao nosso desempenho, teremos uma tecnologia super completa disponibilizada de forma gratuita”, enfatizou a coordenadora técnica do Comitê do Plano Municipal da Primeira Infância, Ileana Solera.
A iniciativa da Petrobras “Territórios Pela Primeira Infância” tem como objetivos incidir sobre os processos de formulação e implementação das políticas públicas voltadas à primeira infância por meio da mobilização social, da construção de conhecimento e de estratégias de comunicação, visando garantir prioridade a essa agenda em âmbito local e nacional.
Alguns temas que serão abordados no treinamento são:
– Apresentação do Projeto (Quem somos? O que fazemos? O que é TAG?);
– Objetivo do treinamento com os técnicos:
– Como acessar o TAG e Criação desenhas;
– Apresentar todas as Funcionalidades;
– Diário Escolar TAG;
– Relatórios disponíveis;
– EducaCenso via TAG;
– Instrumento de Feedback (Coleta de Sugestões de customização).
Mais sobre o TAG
O TAG é uma das tecnologias sociais desenvolvidas e aperfeiçoadas pelo IPTI ao longo dos últimos 10 anos para melhoria da qualidade da educação básica de escolas públicas. Atualmente, é usada por mais de 300 professores e 130 escolas públicas de Sergipe.
Trata-se de um software de gestão escolar completo que gera os principais relatórios do dia a dia da escola automaticamente com alguns cliques, auxilia na gestão das condicionalidades do Bolsa família e Censo Escolar, além de realizar o registro de frequência, notas, matricula dos alunos entre outros.