Conferência Municipal dos Direitos do Idoso reúne centenas de pessoas na Unitau

Com os temas Gestão, Financiamento das Políticas Públicas e Participação, cerca de 350 idosos ocuparam a sede da Unitau (Universidade de Taubaté) na última semana durante a 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso.

A mesa de abertura contou com a participação do Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Gleib Gonçalves Galli, do prefeito Mauricio, do Secretário Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Márcio Candido, do Presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Wladimir Rojo Vega, dos vereadores de Ubatuba, Manuel Marques, Adão Pereira dos Santos e do Pastor Paulo, da Igreja Presbiteriana.

O prefeito Mauricio saudou os presentes e afirmou que a mobilização e a participação democrática são motivos de orgulho para o governo e para o município.

Ele destacou a transversalidade das ações do governo, envolvendo toda cidade. ”É gente de todo o governo fazendo gente de toda a cidade feliz”, disse o chefe do executivo ubatubense.

Secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Marcio Candido ressaltou a importância da conferência.

“Com esta enorme participação, o Conselho sai fortalecido. Esperamos motivação e propostas de políticas públicas”, afirmou Candido.

Para Wladimir Rojo, presidente da Comissão Organizadora da conferência, e vice-presidente do conselho, a expectativa é que os idosos sejam ouvidos e que os debates sejam proveitosos.

“O objetivo é a consolidação dos direitos e avanços para mais conquistas”, disse Rojo, conhecido na cidade como Chileno.

Já o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Gleib Gonçalves Galli, lembrou que o conselho anterior estava adormecido.

“Agora esperamos mudança de mentalidade, tanto das pessoas quanto do poder público no sentido da garantia dos direitos dos idosos. Esta conferência é a confirmação do conselho”, comentou.

Para a assistente social Ester Coelho da Cruz, a mobilização foi feita através dos programas e projetos esportivos e por meio das instituições conveniadas à Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social.

“Esperamos que a maioria dos idosos aprendam sobre seus direitos e reivindiquem estes direitos. A conferência também é um espaço para informação e formação de cidadãos”, concluiu Ester.

Na oportunidade, os participantes ouviram palestras sobre saúde, com a médica Dilei de Brito Nascimento, sobre direitos do idoso, com a advogada Ana Claudia Soares, sobre financiamento, com a secretária municipal de Fazenda, Isabella Vianna Vassão, sobre Bem Estar com o Professor Wladimir Andres Rojo Vega e sobre Gestão Pública, com o Secretário Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Márcio Candido.

Para participar da Conferência Estadual do Idoso, foram eleitos Emereciana Maria dos Santos, 66 anos, titular, e João Batista Antunes, 62 anos, suplente.

O governo municipal teve como delegado Wladimir Andres Rojo como titular e Dra. Patrícia Medrado de Araújo como suplente.