Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba tem novo presidente

A Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur) tem novo presidente. Jailton Santos, ex-superintendente de Gestão de Políticas Sociais da Prefeitura, assumiu na última quarta-feira, 20, após eleição realizada com membros do conselho administrativo e fiscal do órgão.

Uma de suas primeiras ações foi o início dos preparativos para a virada do ano. A programação de shows e queima de fogos silenciosos no município é uma realização da Comtur. O novo presidente também comentou sobre a otimização na estrutura administrativa da Companhia.

Além disso, Santos destacou a intensificação da fiscalização em Ubatuba –  tanto as ações à beira da praia frente aos ambulantes, realizada em parceria com a Prefeitura, como as referentes à atividade turística – ônibus e vans de passeio. “Nossa prioridade é atuar no turismo de base, dando maior atenção aos pontos turísticos “, afirmou.

Ele ainda citou um trabalho que deve ser desenvolvido junto à secretaria de Turismo (Setur), sobre a qual já está sendo estudada uma legislação. Trata-se da valorização dos Guias de Turismo formados na cidade e que tenham cadastro no Ministério do Turismo.  Segundo Santos, existem vários profissionais na cidade que se encaixam nesse perfil porém, não existe uma política pública para aproveitar esse potencial.

Trabalho

Já durante a primeira semana na nova função, o presidente visitou as praças de cobrança de Zona Azul do município e reconheceu a importância de oferecer melhores condições de trabalhos aos agentes. Outra ação que também deve ser executada em breve é a inserção das informações de prestação de contas em um campo do site da Comtur destinado para a transparência fiscal.

Outra ação imediata de Santos foi promover uma conversa com o prefeito Délcio Sato (PSD) tratando de assuntos importantes para a temporada de verão, como o funcionamento do Píer Comodoro Magalhães, que atenderá não somente aos navios de Cruzeiros Marítimos durante o período, mas também, as atividades de escuna que acontecem na cidade, especialmente na orla do Itaguá.

Desafio

Mesmo buscando iniciar a gestão com diversas mudanças, Santos pontuou que essas são ações emergenciais e que após a temporada 2017/2018 a Comtur poderá ampliar suas realizações. “Temos o desafio de assumir a Companhia, que já vem desenvolvendo ações importantes sob o comando do ex-presidente Andrade Henrique, como a revitalização do Píer, a reforma do Teatro Municipal e do Centro de Convenções, e eventos durante o ano que foram de extrema relevância para a cidade”, frisou.

“Nossa proposta é a de fomentar o turismo, fazendo jus à razão pela qual a Comtur foi criada. Queremos desenvolver um trabalho com a Associação Comercial, unidades de classe –  como Sinhores e Convention Bureau e, principalmente, junto aos acionistas, para valorizar ainda mais as atividades desenvolvidas pelo órgão –  que tem 51% de ações públicas e 49% privadas”, concluiu.