Moradores, turistas e comerciantes elogiam réveillon no Perequê-Açu

Muita esperança e boas vibrações para 2016, com a perspectiva de que dias melhores virão. Foi com essa sensação que o morador do Ipiranguinha, Sergio Barbosa dos Santos, ficou ao assistir ao espetáculo de queima de fogos no Perequê-Açu, na virada do ano, organizado pela Prefeitura de Ubatuba e pela Comtur, com recursos da Zona Azul.

“Fiquei maravilhado, foi incrível. Os turistas ficaram extasiados e em silêncio durante os mais de 20 minutos de queima. Foi tudo muito bem organizado, a sequência muito bem feita, o andamento especial. No final, o público aplaudiu”. Sergio contou que foi a primeira vez que passou o Ano Novo na praia do Perequê-Açu e que não gosta muito de fogos. “Fui com uma turma de amigos e me surpreendi”.

“Foi lindo e emocionante”, relata Maria Isabel dos Santos, que mora há cerca de seis meses em Ubatuba, no Perequê-Açu, e passou a virada na praia com um grupo de amigas e amigos. Ela elogiou toda a infra-estrutura montada pela Prefeitura e pela Comtur: “o Terminal Turístico está lindo, todo pintado, montaram uma árvore de Natal e toda a orla da praia do Perequê-Açu está com caçambas para o lixo”. Isabel só lamenta que ainda haja muita gente que deixa o lixo largado na praia em vez de depositá-lo corretamente nas caçambas.

Lidiane Moura da Silva, do quiosque Ponto 13, fala que ninguém tem nada do que reclamar desse réveillon. “Foi tudo muito bom”. Pelo terceiro ano consecutivo, o quiosque organizou um palco com DJ. “Nosso movimento foi excelente. A festa continuou até as quatro da manhã. Vendemos tudo e só paramos para descansar um pouquinho para reabrir o quiosque às 7h30”.

Movimento importante do comércio no Perequê-Açu

Enquanto a maioria da população e dos turistas aproveitava o feriado de Ano Novo e a queima de fogos em Ubatuba, muitos comerciantes da cidade trabalharam incessantemente para atender a alta demanda gerada nessa época. Os comerciantes de bairro são os que mais saíram ganhando.

É o caso, por exemplo, do senhor Manuel, do Mercadinho Paulino. “Nosso movimento aumentou também porque a clientela prefere fazer suas compras no bairro a enfrentar trânsito e períodos de duas a três horas em grandes supermercados no centro da cidade”.

Para Cláudio Domingos Cesarino, da Praia & Cia Bazar e Papelaria, o período foi bom demais.  “Trabalhei sem parar, inclusive nos feriados dos dias 25 e 1 de janeiro”. Utensílios de praia e presentes foram os itens mais procurados pela clientela.

Julio, do Mercado Oceanos, relatou que houve aumento de turistas no bairro, com os imóveis de temporada em torno aos negócios todos ocupados e aumento de vendas quando comparado à virada 2014/2015. “E é agora que a temporada começa mesmo. Os turistas de fim de ano já subiram e os veranistas começam a descer”.

Já Katia Capuano, proprietária do Café com Arte, recém-aberto no bairro, conta que o primeiro mês de funcionamento do negócio foi bem satisfatório. Além do café, suco e lanches, o espaço oferece também peças de artesanato local e itens para a praia, muito procuradas pelos turistas. Tanto Katia quanto sua filha Thabata aproveitaram a noite da virada no Perequê-Açu: “Assistimos à queima de fogo de dentro do mar. Foi lindo!”.