Educação e Senai formam 1ª turma de curso auxiliar administrativo em Ubatuba

A última quarta-feira, 24, marcou a conclusão da primeira turma do curso de auxiliar administrativo, promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação em parceria com o Senai.

16 alunos concluíram a formação, que é de 60 horas, e contempla jovens e adolescentes com idade mínima de 14 anos que tenham, ao menos, ensino fundamental incompleto (ao menos até o 6º ano/7ª série).

A secretária adjunta Ana Rosa Costa participou da cerimônia representando o secretário da pasta e agradeceu a todos pelo interesse demonstrado ao curso. “Que esse compromisso de vocês seja levado para a vida toda. Que, futuramente, vocês possam entrar no mercado de trabalho da cidade que, com certeza vão se abrir em muitas oportunidades após o curso”, destacou.

“A gente tem grandes interesses  que o Senai traga mesmo a certificação para os jovens, porém, tivemos dificuldades. Este ano, com o apoio da Secretaria de Educação, começamos a colher, então, esses primeiros frutos”, comemorou o supervisor de ensino, Paulo Celso de Oliveira Coelho.

A professora responsável, Adriana Valério, agradeceu aos alunos e disse que todos já são vencedores.  “Sabemos que todos têm objetivos e querem algo diferente, estão buscando algo a mais. É muito importante ampliar o horizonte desses jovens principalmente nessa fase da vida. Muitos, agora, sabem que a administração não é só papel, mas também há a parte de logística e de legislação trabalhista, por exemplo”, explicou a professora.

Felipe Batista, de 14 anos, comentou que esse é seu primeiro curso e disse que gostou bastante. “Era o que eu esperava e acredito que no futuro, vai gerar mais oportunidades de emprego”, afirmou.

O curso acontece de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas, na EM Padre José de Anchieta e na próxima segunda-feira, 29, já inicia sua terceira formação. De acordo com informações da secretaria de Educação, existe a perspectiva da realização de outros cursos no município.

A iniciativa atende jovens de diversas regiões da cidade e, segundo à professora, o apoio dos pais conta muito, pois eles se dispões a levar os jovens para a aula, já que muitos moram em locais distantes.