Poder Executivo Municipal

1a Mostra de Saúde da Família reúne centenas de pessoas

1a Mostra de Saúde da Família reúne centenas de pessoas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promoveu na tarde da última segunda-feira a 1a Mostra de Experiências Exitosas das Unidades de Saúde da Família de Ubatuba.

O evento aconteceu no Centro de Convenções, foi exclusivo para profissionais da pasta, reuniu centenas de pessoas e contou com a presença de autoridades, do prefeito Mauricio (PT) e de Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde.

De acordo com os organizadores, os principais objetivos do encontro foram fortalecer a Atenção Básica e criar as condições necessárias para a construção de uma rede de saúde no município.

Para o ex-ministro da Saúde, encontros como este são importantes para valorizar os profissionais da área e promover a atenção básica. Padilha ressalta que atualmente 100% da população ubatubense está inserida no programa.

“Ficamos muito satisfeitos com essa conquista do Plano Municipal de Saúde ubatubense. Afinal, a saúde começa onda pessoa vive”, destaca Alexandre.

Já o prefeito Mauricio destaca outras conquistas, também inseridas no contexto do Plano Municipal e da atenção básica. “Durmo tranquilo em saber que os nossos médicos estão chegando aos quilombos e às comunidades da cidade que mais precisam. Agora é hora de avançar, aumentar a oferta de exames, de médicos especialistas e etc”, comemora o prefeito.

“Esse evento é um marco da reestruturação do sistema de saúde ubatubense nos últimos dois anos. Viemos aqui analisar o quanto avançamos e o quanto ainda precisamos avançar. É um momento, sobretudo, de reflexão. Nosso principal objetivo é acolher bem o cidadão e devolver um serviço de qualidade. Cada vez mais avançamos neste sentido”, completa Ana Emilia Gaspar, secretário municipal de Saúde.

Enfermeira há 10 anos, Andrea Almeida participou do encontro e celebrou a relação de confiança que vem sendo criada entre as equipes da Estratégia de Saúde da Família e as comunidades. “Essa nova fase nos levou para dentro da casa do paciente. Criamos não só uma relação de confiança como vimos que eles passaram a enxergar a gente como integrantes da sua família. Isso é fundamental”, pontua Almeida.

Estratégia de Saúde da Família

A Estratégia de Saúde da Família foi considerada como reorientação do modelo assistencial tendo como princípios: a família como foco de abordagem, território definido, adscrição de clientela, trabalho em equipe interdisciplinar, corresponsabilização, integralidade, resolutividade, intersetorialidade e estímulo à participação social, em um processo dinâmico que permite a implementação dos princípios e diretrizes da atenção à saúde, devendo constituir-se como ponto fundamental para a organização da rede de atenção, é o (primeiro) contato preferencial com a clientela do SUS.

Funcionario
/* * VLibras */