Ubatuba realiza abertura do 2º Encontro de Ecoturismo

Na noite desta quinta-feira, dia 18, o Teatro Municipal sediou a abertura do 2º Encontro de Ecoturismo de Ubatuba – promovido pela Associação Coaquira de Guias de Turismo, com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).

A iniciativa, que visa apresentar a cidade como destino de Ecoturismo no Litoral Norte do estado de São Paulo, contou com a participação de diversos profissionais do turismo, que puderam se inscrever de maneira online para participar, além da sociedade civil.

Durante a abertura do evento, a convidada Claudinha trouxe de maneira lúdica causos e histórias de cidade, reforçando os valores e as origens caiçaras. “A palavra ‘Uba’ é uma cana silvestre, que os índios usavam para fazer flechas, e é também uma árvore bem grande da Mata Atlântica, que os índios usavam para fazer canoas. São duas coisas diferentes, que estão no nosso brasão. Já a palavra ‘Tuba’ significa ‘muitos’ ou ‘sítios’. Então, Ubatuba remete a um lugar de muitas canoas ou muitas flechas”, explicou.

Após a apresentação, os participantes ainda puderam assistir ao coral da Aldeia Boa Vista, Guarani Mybiá.

Presente no evento, a prefeita Flavia Pascoal reforçou a importância da valorização da cultura caiçara para o fomento do turismo na cidade. “Nossas comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, e nossas riquezas culturais e naturais são o que fazem de Ubatuba um lugar especial. Neste evento, podemos ver como tudo isso é o que faz o turismo da nossa cidade algo tão singular”, comentou a prefeita agradecendo todos que participaram da organização e promoção do evento.

A noite de ontem ainda foi finalizada pela palestra do Professor Doutor Victor Lopez, sobre Ecoturismo e Turismo de Aventura.

A programação do 2º Encontro de Ecoturismo segue até amanhã, dia 20, com palestras e diversas ações. Mesmo quem não se inscreveu para participar do evento, também pode aproveitar a oportunidade para neste período conferir oficinas e feiras de artesanatos que estão ocorrendo na praça em frente ao Teatro Municipal.

Confira abaixo a programação na íntegra.