Assistência Social realiza inscrição de famílias no Cadastro Único

A secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba informa que continua a realizar a inscrição de famílias no Cadastro Único de Programas Sociais (Cadúnico) bem como a atualização dos dados das já inscritas.

O Cadúnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A inscrição ou a atualização de dados deve ser feita pela pessoa que é a responsável legal pela família. Para isso, é necessário comparecer a um dos locais de cadastro levando os seguintes documentos originais (não é necessário cópias):

– Adultos: RG,  CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência

– Criança e adolescentes: certidão de nascimento ou RG, declaração escolar

A inscrição no Cadastro Único gera o Número de Identificação Social (NIS) permite o acesso a diversos programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Também é um dos critérios que passa a ser adotado pelo Fundo Social de Solidariedade para a inscrição nos cursos gratuitos oferecidos no Centro de Capacitação Profissional.

O Cadastro Único pode ser feito nos seguintes locais:

– Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, na rua Paraná, 375 – Centro, no horário das 8 às 17 horas

– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Balio (região Sul), na rua Oscar Rossin, n. 10 – Maranduba

– CRAS Romana Lanzoni (Região Oeste), na rua da Cascata, 744 – Ipiranguinha

Crédito da foto: Sergio Amaral/MDS