Secretaria de Meio Ambiente dá dicas sobre compostagem

Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ubatuba convida a população a refletir sobre como pequenas atitudes em nosso dia a dia são importantes para diminuir os impactos gerados à natureza.

Realizar a compostagem de resíduos orgânicos produzidos em casa na preparação e consumo de alimentos é uma das ações que podem ser implementadas desde já, aproveitando os tempos de distanciamento social para evitar a Covid-19.

“Em Ubatuba temos o privilégio de vivermos com quase 90% do território de Mata Atlântica preservada, que tem muito a nos ensinar”, conta o engenheiro agrônomo Felipe Faria, da secretaria municipal de Meio Ambiente.

“Quando observamos o chão do interior de uma mata, encontramos a serrapilheira, que é a deposição de folhas, frutos, ramos, troncos, dejetos de animais entre outros materiais orgânicos que estão passando por decomposição, devolvendo ao solo os nutrientes, fazendo parte do ciclo do nitrogênio e carbono”, acrescenta Felipe. Ele explica que podemos copiar esse processo que ocorre na natureza em nossas casas e utilizar os resíduos orgânicos que geramos para fazer a compostagem e devolver à natureza o que veio dela em forma de adubo para árvores, jardins e hortas.

Quer saber mais? Confira na página do Facebook da Prefeitura de Ubatuba um vídeo explicando como fazer a compostagem: https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipalDeUbatuba/