Poder Executivo Municipal

Defesa Civil participa de treinamento da “Operação Chuvas de Verão”

Defesa Civil participa de treinamento da “Operação Chuvas de Verão”

Ubatuba está marcando presença na capacitação “Oficinas preparatórias para Operação Chuvas de Verão” (OPOV), que acontece nos dias 24 e 25 na cidade de São Sebastião. A cidade participa com seis representantes da Defesa Civil e um do bombeiro civil.

A ação, que acontece anualmente, faz parte do ciclo de Treinamentos da Defesa Civil do Estado para o período das chuvas de verão, destinado aos agentes de Defesa Civil dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Em 2021, Ubatuba sediou o treinamento sobre atividades preventivas e de monitoramento em relação aos riscos que envolvam o período chuvoso, principalmente durante a estação. “Estamos participando constantemente de capacitações e iniciativas que nos ajudem a atualizar o Plano de Contingencia de maneira eficaz. Este evento anual sempre nos traz novas informações importantes para aprimorar, cada vez mais, a atuação da Defesa Civil na prevenção e durante as ocorrências, pois como sabemos, é a época em que mais chove e, por isso, devemos estar preparados da melhor maneira”, afirmou o diretor da Coordenadoria da Defesa Civil, Diretor Wagner Lopes.

Módulos

As aulas são divididas em dois dias e contam com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, voltada à orientação sobre os procedimentos para o resgate de animais domésticos. A Climatempo discorreu sobre as condições climáticas previstas para os próximos meses. O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (CEPED-SP/USP) abordou assuntos relacionados à gestão da logística humanitária. A Divisão de Resposta da Defesa Civil destacou os processos necessários para a decretação da situação de emergência e estado de calamidade pública.

Neste segundo dia, os alunos farão uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitá-los a reconhecerem as características do solo e identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.

 

/* * VLibras */