Poder Executivo Municipal

Sala de atendimento oftalmológico será inaugurada na terça-feira

Sala de atendimento oftalmológico será inaugurada na terça-feira

Na próxima terça-feira, dia 24, a partir das 11h, a Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba fará a inauguração oficial da Sala de Atendimento Oftalmológico no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que funciona no Postão da Rio Grande do Sul. O novo serviço de cuidados com a visão é fruto de uma parceria da Prefeitura de Ubatuba com o Hospital de Olhos e Clínicas (HOC). A cerimônia será aberta à população e contará com a presença de autoridades municipais.

O atendimento oftalmológico gratuito, “Ubatuba cuida bem da visão”, é uma grande conquista para a saúde da população e terá agendamento realizado via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), que funciona como um sistema informatizado de distribuição de vagas em unidades de saúde do Estado de São Paulo. Os primeiros pacientes já começaram a ser atendidos a partir desta sexta-feira, dia 20, e a expectativa é atender cerca de 50 pessoas por dia, entre consultas e exames.

De acordo com a HOC, serão oferecidas consultas completas com biomicroscopia, refração e fundoscopia, para tratamentos como catarata, pterídeo e retina. Entre os exames de baixa complexidade serão realizados topografia, paquimetria, ceratometria, microscopia especular, mapeamento de retina e retinografia.

O secretário de Saúde de Ubatuba, Josué Gulli, explica sobre o fluxo de atendimento voltado para a saúde dos olhos. “O morador passa em consulta na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e, quando necessário, o médico faz o encaminhamento para o especialista em Oftalmologia. A equipe do Centro de Especialidades Médicas inclui o paciente na fila do Cross, onde na sequência o atendimento é agendado conforme as vagas disponíveis”, descreveu.

/* * VLibras */