Região oeste terá mutirões contra o mosquito Aedes aegypti

Os Agentes de Controle de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizarão dois mutirões na região oeste de Ubatuba para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela. As ações estão programadas para os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro.

O primeiro mutirão de janeiro abrangerá os bairros Pé da Serra, Colônia de Férias, Sitieto, Cachoeiras dos Macacos e Morros das Moças. No próximo dia 3, as equipes estarão concentradas nos bairros do Ipiranguinha, Jardim Ipiranga, Vale do Sol, Alto do Ipiranguinha, Coqueirais e Parque dos Ministérios. O cronograma de trabalho prevê ainda uma ação no dia 17 de fevereiro no bairro Estufa II.

As ações acontecerão das 8h às 14h e contarão com cerca de 50 pessoas nas vistorias dos imóveis e orientação aos moradores. Além dos agentes de endemias e saúde, os mutirões também terão a participação de colaboradores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e com representantes da sociedade civil.

O coordenador de Endemias de Ubatuba, Jorge Dantas, pede para que a população colabore com as ações, liberando a inspeção de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados. “Durante os mutirões haverão identificação e fiscalização de terremos baldios com possíveis focos de dengue. Notificaremos os proprietários desses espaços e faremos o acompanhamento da situação para até mesmo multar os responsáveis caso os problemas não sejam sanados de forma correta”, explicou Dantas.

Orientações gerais para a população

A Secretaria Municipal de Saúde pede para que os moradores mantenham a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.