Ballet da Fundart é premiado em Festival de Dança de São Sebastião

O grupo de ballet da Oficina de Dança da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) participou do IV Festival de Dança de São Sebastião – Todas as Danças – com a apresentação neste sábado (27) de 27 bailarinos e oito coreografias, todas premiadas durante a competição.

O festival foi realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR), entre os dias 23 e 28 de maio. O evento reuniu cerca de 300 apresentações no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico, com 45 grupos de dança representando nove cidades participantes.

As Mostras Competitivas foram divididas entre os gêneros Clássico de Repertório, Neoclássico, Clássico Livre, Estilo Livre, Contemporâneo, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares.  Já as Mostras Não Competitivas contaram com programação descentralizada e coreografias convidadas de São Paulo e de São Vicente. O festival teve ainda workshops gratuitos e rodas de conversa.

A professora e coreógrafa do ballet da Fundart, Alessandra Penha, ressaltou a importância de participar de uma competição regional, que teve como jurados pessoas conceituadas no mundo da dança. “O festival proporcionou um intercâmbio regional, com a valorização dos nossos artistas locais. Para os bailarinos agrega crescimento, principalmente por termos tido um júri formado por personalidades do alto escalão e de grande expressão na dança nacional e internacional”.

O corpo de jurados foi composto pela coreógrafa, professora e bailarina Esmeralda Gazal; produtor de espetáculo em dança, diretor e coreógrafo, Nicolas Karps; professor coreógrafo e dançarino profissional, Eliseu Corrêa; professor e coreógrafo, Fábio Alcântara; e o professor e coreógrafo de lyrical e contemporary jazz, Edson Santos.

Outros grupos de dança de Ubatuba também participaram do festival, como o Experimental de Dança de Ubatuba; Saloly Furtado Escola de Dança; Soul Studio de Dança; UP! Studio de Dança.

Confira as premiações do Ballet da Fundart no IV Festival de Dança de São Sebastião:

Prêmios de Destaque – melhor grupo do Festival:

Nada além de nós – duo neoclássico – com as bailarinas Letícia e Luana Chaves

1º lugar – Nada além de nós

Gênero – Duo neoclássico

Bailarinas – Letícia Chaves e Luana Chaves

1º lugar – Entree de Kitri

Gênero – variação de repertório feminina

Coreógrafo – Marius Petipa

Adaptação – Alessandra Penha

Solista – Larissa Mara Ribeiro

1º lugar – Revel

Gênero – Conjunto neoclássico

Subgênero – juvenil

1º lugar – Sonhando com Alice

Gênero – Estilo livre

Categoria – juvenil

2º lugar – Swanilda

Gênero – Variação de Repertório feminina

Categoria – adulta

Coreógrafo – Arthur Saint-léon

Adaptação – Alessandra Penha

Solista – Letícia Chaves

2º lugar – Entre o ocaso e o breu

Gênero – neoclássico

Coreógrafa – Alessandra Penha

2º lugar – Ma Chérie…Fantastique!

Gênero – Estilo livre

Categoria – juvenil