Poder Executivo Municipal

Secretaria de Esportes promove capacitação para professores

Secretaria de Esportes promove capacitação para professores

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba realizou nesta quinta-feira, 2, uma roda de conversa com mais de 20 educadores dos Projetos Esportivos, com objetivo de capacitar os profissionais para acolher os alunos cada vez melhor.

A psicóloga Ana Carla Almeida conduziu a conversa e tirou algumas dúvidas dos educadores sobre como acolher os alunos, inclusive os estudantes autistas, explicando como reagir a uma crise, quais podem ser as principais dificuldades ao ensinar alguma modalidade e como o ensino de maneira visual pode auxiliar.

A psicóloga ressaltou que o principal benefício do esporte na vida da criança autista pode ser a socialização. “O esporte auxilia na integração com as outras pessoas para ultrapassar as dificuldades de socialização e aprender a conviver de uma forma mais suave para eles”.

Ela completou também explicando que não tem um único método de ensino ou característica comum em todas as crianças. “Não existe uma fórmula pronta, cada um tem sua individualidade, sua dificuldade dentro da sua individualidade, e dentro do esporte acredito que isso fica mais fácil de perceber qual é a necessidade maior de cada ser humano que está ali, e com isso potencializar o que já é bom e deixar de lado o que aparece como ‘menos bom’”.

O secretário de Esportes e Lazer, Saulo de Souza, ressaltou que a roda de conversa serviu para capacitar os professores para acolher da melhor maneira todos os alunos. “Atualmente atendemos aproximadamente 15 crianças autistas no surfe, natação e basquete”.

Na sexta-feira, 2, os educadores terão uma roda de conversa com o tema obesidade infantil, e as aulas retornam na segunda-feira, 6 de fevereiro.

/* * VLibras */