Poder Executivo Municipal

IBGE: Censo 2022 já visitou quase 40 mil domicílios em Ubatuba

IBGE: Censo 2022 já visitou quase 40 mil domicílios em Ubatuba

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que 39.850 domicílios já foram visitados pelos recenseadores em Ubatuba, desde o último dia 1º de agosto, quando teve início a fase de coleta de dados por meio de pesquisa domiciliar.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3), durante a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (REPAC), que aconteceu na Câmara Municipal. De acordo com a apresentação, Ubatuba conta com 416 setores, sendo que 102 já foram concluídos, 139 estão em andamento e outros 175 ainda não foram iniciados.

O setor censitário é a unidade territorial estabelecida para fins de controle cadastral, formado por área contínua, situada em um único quadro urbano ou rural, com dimensão e número de domicílios que permitam o levantamento por um recenseador. Cada setor tem cerca de 300 domicílios.

Esta é a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país, com o objetivo de oferecer um retrato da população brasileira, das condições domiciliares e características socioeconômicas. Além de contabilizar a população, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Os dados são importantes para a elaboração de políticas públicas.

Em Ubatuba, 93 recenseadores realizam o trabalho de campo, visitando todos os bairros do município, inclusive aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Os profissionais estão uniformizados, de colete, boné e crachá. No colete de todos há o telefone 0800 721 8181 e o morador que não se sentir seguro com a abordagem pode ligar e se certificar que a pessoa é mesmo um recenseador do IBGE. No crachá também existe um QR Code que ajuda na identificação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística prevê o término da coleta de informações do Censo para o dia 31 de outubro.

/* * VLibras */