Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba participa de reunião do IBGE sobre o Censo 2022

Prefeitura de Ubatuba participa de reunião do IBGE sobre o Censo 2022

Representantes do gabinete e de diversas secretarias da Prefeitura de Ubatuba participaram na manhã da quarta-feira, 17, da primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022. Uma primeira reunião havia acontecido em 2019, porém, devido ao adiamento do Censo 2020 e à pandemia de Covid-19, em 2021, o processo foi retomado somente agora.

O encontro aconteceu de maneira virtual, pela internet, e foi organizado pela Agência do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – de São Sebastião, em conjunto com a regional de São José dos Campos. A reunião abordou o cronograma do Censo Demográfico 2022, a apresentação dos mapas e da base territorial a ser visitada, o processo de contratação e treinamento de recenseadores e agentes censitários bem como os mecanismos de apoio à divulgação do Censo.

“O Censo é um retrato profundo da população e de suas características socioeconômicas. Mais que contar números, ele traz um cenário sobre as condições em que vive a população, onde vive e uma série de características que vão balizar as políticas públicas nos próximos 10 anos”, explicou Marcílio Quirino de Oliveira Filho, coordenador da Área Litoral Norte – Censo 2022 na agência do IBGE em São Sebastião. A estimativa de número de habitantes também é um item importante utilizado na distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Domicílios a visitar

O Litoral Norte corresponde a uma área de 1.941 km2 e serão visitados cerca de 107.564 domicílios. Mais de 200 mil colaboradores serão contratados em todo o Brasil e cerca de 380 no Litoral Norte para esse trabalho. Segundo o calendário apresentado, a previsão é a de realizar a coleta de dados do Censo no período entre junho e agosto de 2022 em todo o Brasil. Antes disso, haverá o processo seletivo para contratação de agentes censitário e recenseadores cujos editais deverão ser divulgados no início de 2022 bem como os treinamentos da equipe.

A data de referência para coleta de dados é a noite de 31 de maio para 1º de junho de 2022. Em Ubatuba, a previsão é visitar 28.981 domicílios tendo como referência as estimativas de 2019 e projeções de migração. “Há uma grande expectativa com este Censo porque não houve a contagem intermediária da população em 2016 por questões orçamentárias. Assim, temos um atraso de 12 anos na contagem, dificultada ainda pela pandemia”, agregou Oliveira Filho.

O IBGE também compartilhou que o Censo será totalmente informatizado e os recenseadores terão um mapa detalhado, monitorado por satélite e GPS em tempo real, o que diminui o risco de fraude ou de falha de cobertura na coleta do Censo. Todos os agrupamentos populacionais e unidades de conservação da região já foram mapeadas, inclusive as comunidades tradicionais residentes em aldeias indígenas e quilombos, bem como núcleos em áreas em regularização.

 Sigilo estatístico e apoio

Outro aspecto tratado na reunião foi a responsabilidade dos participantes do grupo em relação ao sigilo estatístico, conforme estabelecido em lei. “Compete ao grupo entender a metodologia do Censo e suas bases conceituais. Não compete acompanhar recenseadores, consultar, fornecer a terceiros materiais ou interferir na metodologia do IBGE. Também não são divulgados dados individualizados que possam identificar pessoas ou empresas. Os dados são divulgados somente após serem agregados e tabulados”, complementou o coordenador da área Litoral Norte do IBGE.

Na reunião foram abordadas as necessidades de apoio tanto do poder público quanto da sociedade civil para temas de logística e mobilização da sociedade. Isso inclui locais para treinamento da equipe do IBGE, um ponto fixo para os postos de coleta, apoio com transporte aos territórios, apoio na divulgação das diferentes etapas do processo e mobilização de lideranças comunitárias.

Também foi apresentada a página https://respondendo.ibge.gov.br/, que é onde cada pessoa entrevistada irá poder tirar dúvidas e identificar se o recenseador é mesmo do IBGE, evitando fraudes ou golpes.

Mais duas reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 estão previstas para acontecer, uma entre junho e agosto de 2022, durante coleta de dados, e a última reunião a partir de setembro de 2022, já com resultados preliminares. Segundo o IBGE, isso não impede que outras reuniões sejam feitas a pedido da Prefeitura.

Outro tema da reunião foi o Projeto IBGE Educa (https://educa.ibge.gov.br/), voltado para estudantes e educadores, que busca aproximar alunos e professores das informações sistematizadas pelo IBGE. O portal traz propostas de atividades e recursos para os professores e conteúdos adequados para alunos de várias idades, com informações atualizadas e variadas sobre as diversas realidades brasileiras.

“Pesquisas mostram que o investimento no Censo retorna em até cinco vezes em benefícios para a sociedade. Os dados são valiosos e a política pública planejada faz economizar e distribuir igualmente os recursos onde são mais necessários”, completou Oliveira Filho.

Além do Gabinete da Prefeita, estiveram presentes representantes das secretarias de Administração, Assistência Social, Comunicação, Educação, Saúde e da Fundart, bem como da Câmara Municipal, da Associação Comercial de Ubatuba (Aciu), da empresa de transporte municipal Verdebus e do Sebrae. A reunião contou também com a participação do vereador Jorge Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, e do gabinete do vereador Ita, bem como do capitão da Polícia Militar, Guilherme Alves Aquino, e de representante da Polícia Ambiental.

/* * VLibras */