Instituto de Previdência de Ubatuba é destaque em cenário nacional

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU foi premiado durante o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais- ABIPEM e 1º Congresso de Previdência da Agoprev, realizado em Goiânia entre os dias 10 e 12 de novembro. A cidade conquistou o 2º lugar em Responsabilidade Previdenciária e 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos.

Além disso, na inscrição de projetos individuais no Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária – CNPP, no qual foi finalista por dois anos seguidos na modalidade monografia, obteve o primeiro lugar com o trabalho elaborado por Sirleide da Silva (presidente do IPMU) e Luiz Alexandre de Oliveira (agente administrativo), cujo tema foi “Federalismo”.

A prefeita Flavia Pascoal foi representada pelo secretário adjunto de assuntos jurídicos Lucas Gustavo Castanho

“A premiação é resultado de um trabalho amplo e diário, seja no empenho dos conselheiros, na reconhecida competência da diretoria e na parceria com a Prefeitura Municipal”, destacou Castanho.

Na sexta-feira, 19, haverá uma reunião entre a prefeita e a instituição para a formalização da entrega dos prêmios.

Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária

O Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária laureia a instituição por atender a 110 quesitos distribuídos em três critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial, e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS, até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade. A premiação da ABIPEM é voltada aos institutos de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e o resultado comprova que o IPMU se consolida nesse cenário como referência nacional em gestão de recursos e previdência.

Mais prêmios

Ubatuba ainda consta na divulgação prévia dos municípios premiados no 12º Prêmio Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – ANEPREM de boas práticas previdenciárias. O evento acontece em Porto de Galinhas-PE, de 22 a 24 de novembro.

A iniciativa é pioneira no segmento Previdenciário e é considerada o Oscar da Previdência, tendo como objetivo estimular, reconhecer e premiar as Unidades Gestoras de RPPS, bem como os representantes legais dos Entes Federativos, que mais desenvolveram boas práticas de gestão por meio de ações baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade com a gestão corporativa e social.

Na modalidade governança, a cidade foi a 1ª classificada de médio porte – IPMU totalizando 71 pontos, liderando a lista de 37 institutos de previdência concorrentes na categoria. Já na modalidade Inovação, o município ficou com o 2º lugar na categoria gestão previdenciária – pelo projeto IPMU digital – totalizando 60 pontos, estando bem colocado entre os 32 concorrentes da categoria.

Trabalho e avanços

É importante destacar os avanços que permitiram que o IPMU alcance visibilidade e reconhecimento, como: Capacitação dos conselhos administrativo e fiscal, trabalho do comitê de investimentos e Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Pró-Gestão RPPS.

“Ao longo dos últimos anos tem colecionando uma série de prêmios pela brilhante performance. Lado a lado com outros institutos de previdência de maior porte e estrutura, vem ganhando destaque, sendo citado, pelos quatro cantos do país, como referência de qualidade em gestão previdência”, frisou Sirleide.

O IPMU é o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do estado de São Paulo e foi o 3º do país a obter o nível mais avançado na Certificação Pró-Gestão.  O certificado representa o esforço da entidade em alcançar a excelência nos serviços previdenciários. A autarquia alinhou todos os padrões e normas técnicas às exigências do órgão certificador desde sua adesão. “Para isso, foi realizado um trabalho com muita dedicação e empenho dos servidores das áreas de Governança, Controle Interno, Comunicação, Benefícios, Administração e Finanças do IPMU. Ao alcançar o nível III, a autarquia passa a ser referência no país em termos de gestão, Controle Interno, Governança e Educação Previdenciária. O resultado advém de comprometimento e trabalho sério desenvolvido ao longo desses anos entre os servidores, conselheiros e administração”, informou a presidente. “O selo do Pró-Gestão é a certeza que a equipe do IPMU tem conseguido atender às recomendações do segmento com seriedade, profissionalismo e responsabilidade. Além disso, viabiliza a melhoria nos processos internos, trazendo mais eficiência e eficácia às ações desenvolvidas”, complementou.

A certificação, válida até maio de 2024, ainda garante a entidade condição de “Investidor Qualificado”, possibilitando maior diversificação dos investimentos financeiros.

A Instituição

O IPMU possui, hoje, mais de R$ 400 milhões investidos em fundos e títulos públicos, cuja grande maioria está alocada em ativos seguros, administrados por grandes instituições financeiras de reconhecida idoneidade e expertise. As decisões são fundamentadas pelos membros do Comitê de Investimentos (baseadas em análise do cenário econômico e no passivo atuarial) que são aprovadas pelos membros do Conselho de Administração e ratificadas pelos membros do Conselho Fiscal. Atualmente, a autarquia é responsável por garantir o pagamento de 807 benefícios, entre aposentadorias e pensões, tanto da prefeitura, como da Câmara Municipal.

“A Legislação determina que a previdência é responsabilidade do ente (Prefeitura), ou seja, quanto mais forte, o instituto tiver, melhor para os servidores”, finalizou Castanho.