Circuito Banco do Brasil de Surf começa nesta quinta-feira em Ubatuba

Ubatuba sediará nesta semana, de 25 a 28 de agosto, a terceira e decisiva etapa que vai definir os campeões do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Já conhecida por grandes campeonatos, a Praia de Itamambuca será palco desse QS (Qualifying Series) de 1.000 pontos da WSL (World Surf League), de quinta-feira a domingo, a partir das 8h.

Além de assistir aos shows de surfe com os novos talentos e as grandes estrelas do surfe brasileiro, os visitantes terão a oportunidade de fazer de maneira gratuita atividades de yoga, funcional e surfe. Também estarão disponíveis quadras de Beach Tennis e Futevôlei. Todos os professores serão do município.

O evento é uma realização WSL, com patrocínio Banco do Brasil e BB Ásset Management e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Entenda as etapas WSL:

WSL é a sigla de “World Surf League”, Liga Mundial do Surfe, responsável pela organização do campeonato mundial.

Os surfistas no início da caminhada devem competir primeiro nas etapas WSL conhecidas como Qualifying Series (QS), para depois, seguir para as Challenger Series (CS).

São competições em sequência, para que com a soma de pontuação o atleta possa tentar a oportunidade de entrar para a elite. As etapas QS 1000, são qualificatórias e valem mil pontos cada, e Ubatuba será sede em agosto de uma dessas. Os melhores partem para as QS 3000 e 5000, que valem mais pontos no ranking.

Os primeiros colocados vão para a próxima etapa WSL, as vitórias na CS valem dez mil pontos. Os dez primeiros colocados são convidados, então, a participar do Championship Tour e buscar o sonhado título mundial. Filipe Toledo, atleta da elite mundial, natural de Ubatuba, atualmente é o primeiro do ranking do CT.

A premiação do melhor surfista do mundo é definida no Championship Tour (CT), composta por 50 surfistas (34 da categoria masculina e 16 da feminina) com as melhores pontuações do ranking global.